A vergonha do adiamento de Flamengo x Atlético e a volta do jogo para o Engenhão


Flamengo e Atlético seria um dos jogos mais interessantes da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Programado para o dia 4 de agosto no Engenhão, coincidiria com uma boa fase do Galo, então líder da competição, teria a dose necessária de rivalidade interestadual e um Ronaldinho contra o seu ex-time e sua ex-torcida. Se por um lado era a chance de ver mais um bom jogo do Atlético, era também a oportunidade que o Flamengo teria para se reerguer, trazer a torcida para mais perto, amenizar o momento ruim. Mas o jogo foi adiado. A alegação: as condições precárias do gramado, castigado pelo excesso de jogos. O pedido teria sido feito pelo Botafogo, o dono do estádio.

Alguns dias depois a CBF decidiu adiar a partida para o dia 26 de setembro, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Eu estava achando tudo um absurdo, mas nada me surpreendeu mais do que ver hoje, no site da CBF, que o jogo teve mais uma vez seu local alterado. Será.... no Engenhão!!!! O comunicado diz, simplesmente, isso: "A partida Flamengo x Atlético Mineiro, válida pelo Campeonato Brasileiro da Série A, será no Engenhão, dia 26 de setembro, às 21 horas". Para quem quiser ver a informação no site, basta clicar aqui.

Entre as diversas razões alegadas para o adiamento, o Botafogo afirmou que queria dar um descanso ao gramado. O assunto rendeu e chegou a ser comentado que apenas o Botafogo jogaria no estádio e que os demais clubes cariocas que costumavam jogar lá, Flamengo e Fluminense, disputariam partidas em outros locais. O fato é que, nas sete rodadas seguintes, OITO jogos foram disputados no Engenhão - fora o jogo entre Botafogo e Palmeiras pela Sul-Americana. Desses oito jogos, quatro não tiveram o Botafogo em campo (Fluminense x Palmeiras, Flamengo x Vasco, Vasco x Fluminense e Fluminense x Corinthians). 

Será que, de repente, o gramado do Engenhão já reuniu condições para receber tantos jogos ou de, até mesmo, voltar a ser o palco de Flamengo x Atlético? Não custa lembrar que QUATRO dias depois da data original do jogo entre cariocas e mineiros, Botafogo e Palmeiras jogaram no mesmo estádio, em 8 de agosto. Essa seria a medida para preservar o Engenhão?

Óbvio que para o Flamengo as vantagens são inúmeras. Jogaria na sua cidade, sem se preocupar com o deslocamento. O público no Engenhão, com todos os atrativos do jogo, certamente será maior do que em Volta Redonda. De quebra, nesse meio tempo, contratou jogadores como Liédson e Adriano (se é que o Imperador vai conseguir jogar) e Dorival Júnior teve tempo para ajustar melhor uma equipe que pegou bem confusa. Um jogador que eventualmente estivesse suspenso poderá jogar, um contundido pode ser recuperar. O justo era a partida ser no dia em que ela foi marcada.

O adiamento da partida e, agora, sua volta ao Engenhão são vergonhosos. O Estatuto do Torcedor foi rasgado. Afinal de contas, pode adiar um jogo a poucos dias de sua realização? Os torcedores que já tinham comprado suas passagens para o Rio, motivados pelo bom momento do Galo, ficaram a ver navios em agosto. E pode ser que tenha alguma pessoa que já comprou uma passagem para Volta Redonda, ou marcou de ir à cidade, por causa da partida. E aí? Vai ficar na saudade também.

O Brasileirão é um baita campeonato, que agora é vendido para fora do país graças a seu processo de estabilização, com rebaixamentos sendo respeitados, por ser turno e returno com pontos corridos e por ter uma tabela que permita que o torcedor e todos os interessados possam se programar. Basicamente como é em todo campeonato mundo afora que tem esses preceitos básicos respeitados - e que, quando não tem respeito, tem punição. Vide o caso da Juventus rebaixada na Itália. Chegou a hora de esse grande produto fazer valer sua credibilidade. E o caminho não passa por atitudes como esse adiamento, remanejamento ou o que quer que seja chamada a não realização de Flamengo e Atlético em 4 de agosto.  

Comentários

  1. Meu caro Fred Jota, o futebol brasileiro é uma grande vergonha. Por isso, cada vez mais nos interessamos pelo futebol europeu! Abraços! Jihan Kazzaz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O futebol brasiliano é uma vergonha? Com certeza ! Mas o Europeu é bem pior ! Escândalos de armação de jogos, fraudes manipuladas por casas de apostas, lavagem de dinheiro ... e muito mais. Óbvio que assim seja. A Europa movimenta muito mais dinheiro no futebol que a América, a Africa e o oriente juntos. E sem os jogadores sul-americanos, o futebol "europeu" perde muito ...

      Excluir
  2. Engraçado que o Atlético usou o mesmo recurso contra o America - TO, no campeonato passado e todos Atleticanos aplaudiram agora reclamam. Falam que o Guerreiro fez falta em Danilinho no Clássico e lance igual do Leonardo Silva no jogador do Cortinthians nao é falta. Começou o chororo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O prazo de validade do Cuca e do Ronaldinho "Amarelão" Gaúcho venceu ... É capaz do Galo nem ir prá Libertadores ...

      Excluir

Postar um comentário