A primeira rodada da Premier League


A primeira rodada da Premier League 2012/2013 deu uma boa ideia do que esperar do torneio. Sim, claro, vão dizer que é muito cedo para tirar alguma conclusão, mas é bem evidente que bons trabalhos da temporada anterior se refletiram nesses primeiros jogos, assim como a turma que ainda passa por uma fase de reorganização terá muito o que trabalhar para sonhar com alguma coisa.

Entre os candidatos ao título, o City manteve sua base e continuou também a tomar alguns sustos na defesa, complicando um jogo que tinha nas mãos. Os 3 a 2 contra o Southampton, porém, mostraram a capacidade de reação da equipe e a força de seu banco de reservas. O Chelsea, que mudou muito do meio para frente, venceu de forma tranquila o Wigan por 2 a 0 e apresentou Hazard e Oscar ao futebol inglês. Tendência de jogar a Premier League sempre no topo da tabela. Chelsea e City devem disputar a ponta com o Manchester United, que perdeu para o bem organizado Everton por 1 a 0. Ainda sem a formação tática e o entrosamento ideal, a equipe de Alex Ferguson jogou bem abaixo de seu nível habitual.

Dos candidatos à uma vaga na Champions League, o bem montado Newcastle mostrou força e venceu o Tottenham por 2 a 1 no jogo mais equilibrado da primeira rodada. Reflexo de um bom trabalho comandado por Alan Pardew, o jogo do Newcastle tem consistência, o que pode fazer o time brigar pela vaga na mais importante competição europeia. E vai ter o Tottenham como rival. Com a base mantida, mas agora comandada por André Villas Boas, os Spurs têm tudo para, ao menos repetir a boa campanha da temporada passada.

Liverpool e Arsenal ainda são uma incógnita. Os Reds perderam por 3 a 0 do West Bromwich, fora de casa, com direito a pênalti perdido pelos mandantes, prova de que Brendan Rodgers ainda terá muito trabalho para montar uma equipe competitiva. Deve-se ressaltar, porém, a falta de pontaria de Suárez, que poderia ter resolvido o jogo antes mesmo do primeiro gol do WBA. Já o Arsenal, por mais que tenha criado várias chances em casa contra o ajustado Sunderland, não pode desperdiçar a chance de vencer em casa. O empate em 0 a 0 irritou a torcida, que parece ter pela frente mais uma temporada de apostas - algumas boas como Carzola, Giroud e Podolski -, mas sem uma referência como Van Persie. 

Nos demais jogos, surpresa mesmo nas duas goleadas, a do Swansea, fora de casa contra o Queens Park Rangers, e a do Fulham, em casa, contra o Norwich, ambas por 5 a 0. O Swansea é bem montado e entrosado, mas o QPR, em casa, não costuma ser massacrado dessa forma. Assim como é surpreendente ver o sólido time do Norwich levar tantos gols em um só jogo.

Dos novatos, bons resultados, na média. O Southampton encarou o City e foi derrotado apenas de virada, fora de casa. O Reading ganhou um pênalti de presente e empatou no fim, em casa, em 1 a 1, com o sempre complicado Stoke. Já o West Ham voltou à elite vencendo o Aston Villa por 1 a 0, gol de Nolan, resultado importante, que dá indícios de uma boa temporada dos Hammers e de mais uma complicada para o Villa.





Não deixem de conferir o link abaixo, com curiosidades dos primeiros 20 anos da Premier League
Premier League, 20 anos



Comentários