O Futebol Inglês Veste a Camisa - Burnley


Duas camisas importantes da minha coleção merecem um espaço especial aqui no blog. São os modelos do Burnley, clube tradicional da Inglaterra, que ficou muito tempo afastado da elite inglesa, reaparecendo para o grande público há duas temporadas, quando chegou à Premier League, onde ficou por apenas uma temporada, a de 2009-2010.




Os dois exemplares do Burnley da minha coleção são as seguintes: a reserva, da temporada 2001/2002, toda branca (foto abaixo), produzida pela Super League, e a titular, que abre o post, de 2005/2006, feita pela Errea. A associação das cores na camisa do Burnley é uma homenagem ao Aston Villa e foi adotado de vez pelo clube em 1910.


O escudo que faz parte das duas camisas da minha coleção foi instituído pelo clube em 1979 e perdurou até 2010, quando o Burnley voltou a usar o escudo criado em 1960 (semelhante a um utilizado na década de 1930) e com o qual foi campeão inglês. Antes disso, o time usou várias vezes apenas as iniciais de seu nome, BFC, e teve como primeiro escudo oficial o brasão de armas da princesa de Gales, reproduzido abaixo.




Fundado em 1882, o Burnley tem uma história muito respeitada na Inglaterra e uma lista modesta, porém importante de títulos. Os doismaiores, claro, são os Campeonatos Ingleses, de 1920/1921 e de 1959/1960, o que lhe valeu uma participação na Copa dos Campeões, a atual Champions League, quando não fez feio e foi eliminado nas quartas de final pelo Hamburgo, da Alemanha.



Campeão da FA Cup em 1914, o Burnley tem no currículo um feito para poucos: ao lado do Wolverhampton e do Preston North End, completa o trio que conquistou títulos nas quatro principais divisões do futebol inglês. Além dos dois títulos na elite, foram outros dois na segundona, um na terceira e um na quarta, em 1991/1992, nas vésperas de a Premier League entrar em ação. Além dos títulos, o retrospecto da equipe inclui também alguns vices importantes. Por duas vezes foi vice-campeão inglês e da FA Cup.




Apelidado de The Clarets, por causa da cor vinho presente em seu uniforme, o Burnley tem como seu grande rival o Blackburn, e manda seus jogos desde 1883, ano seguinte à sua fundação, no estádio Turf Moor, que tem capacidade para 22.616 torcedores sentados, já recebeu mais de 54 mil em uma partida contra o Huddersfield pela FA Cup de 1924.


Para ver outras camisas e posts especiais sobre clubes ingleses, clique abaixo:
Port Vale 
Huddersfield
Reading  
Fulham reserva 2011/2012
Nottingham Forest reserva 2011/2012
Camisa retrô do Chelsea de 1982Camisa retrô da Inglaterra da Copa de 1990
Camisa do Notts County 2011/2012
Camisa do Manchester United da final da Copa dos Campeões 1968 
Camisa retrô do Arsenal de 1971

Comentários

  1. É fantástica a quantidade de clubes tradicionais ingleses que já levantaram o caneco nacional!
    Burnley, N. Forest, West Ham e muitos outros que tiveram seus anos de glória escritos na história do English Football.
    Sou um fã declarado do pebolismo na terra da rainha e tenho curtido bastante seus posts!
    Parabéns!
    Abraços,

    Thiago Marinho
    www.premierfutebol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo eloigo, Thiago. Assuntos sobre o futebol inglês não vão faltar aqui no blog. Pode anotar aí que vai ter muita novidade em breve. Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário