Empate no Engenhão: bom resultado fora de casa para o Galo

Para um bom desempenho em um Campeonato Brasileiro, além de um bom time, entrosamento, um bom banco de reservas e uma equipe aplicada taticamente, é importante também tirar pontos de adversários diretos. E foi o que o Atlético conseguiu ontem, no Engenhão, ao empatar em 0 a 0 com o Fluminense, equipe que vai brigar lá em cima na tabela. As demais características, o bom time e o bom banco, além da aplicação tática, já estão sendo mostradas há várias rodadas pelo Galo, que tem uma campanha espetacular, com 10 vitórias, dois empates e só uma derrota.

O empate, que manteve o Atlético a dois pontos do Vasco, fez com que o Fluminense ficasse a seis de distância. E é importante ressaltar a tranquilidade que a equipe alvinegra vem mostrando em algumas situações. Superou os erros da arbitragem contra o Santos, virou um jogo que perdia por 3 a 1 do Figueirense, venceu o Grêmio fora de casa, com pressão contra Ronaldinho, e ontem soube se portar com maturidade contra o Flu.

Tranquilidade que começa com Victor, que foi decisivo quando o time precisou dele. Com Danilinho, Pierre e Leandro Donizete marcando com eficiência, o Galo neutralizou Deco, principal articulador de jogadas do Fluminense. O time carioca foi perigoso nas jogadas pelas pontas, especialmente com Wellington Nem, e em algumas jogadas aéreas, apesar da altura da zaga, o time corre alguns riscos. É bom tomar cuidado também com a chamada linha de impedimento - no lance do gol anulado do Fluminense, me pareceu que Leonardo Silva deu condições para Fred. Mas, no geral,  o setor defensivo foi bem.

Mesmo se fechando bem, o Galo ainda criou algumas oportunidades e Danilinho errou um gol incrível. Ficou a impressão de que se o time tivesse forçado mais a defesa tricolor, poderia ter até saído com a vitória. Bem marcado, Bernard produziu menos do que nos últimos jogos, mas deu espaço para outros aparecerem, como Ronaldinho, que até jogada individual fez na área do Fluminense, e Jô, sempre um perigo para a defesa adversária, no alto, especialmente.

O Atlético tem um bom banco de reservas, mas nem todos os suplentes cobrem bem as funções dos titulares. Escudero e Guilherme entraram abaixo do nível de Danilinho e Bernard e têm características diferentes. Nenhum dos dois marca como Danilinho e nem têm a velocidade de Bernard. São situações que Cuca deve testar durante a semana, já que não vai ter duas peças fundamentais na marcação contra o Flamengo, sábado, já que Pierre e Danilinho estão suspensos. Na lateral esquerda, por questões contratuais, Júnior César não pode jogar - e é um dos jogadores com maior regularidade na equipe.

O empate foi bom, manteve a distância para o Fluminense, confirmou a tranquilidade da equipe em momentos complicados e provou que o Atlético tem time para encarar grandes desafios, mesmo fora de casa. Um bom passo foi dado ontem pela equipe de Cuca.

Comentários

  1. So Achei que o cuca não foi bem nas substituições.
    Deveria ter entrado o serginho quando saiu o bernard e o Danilinho. O Meio de campo ficou com um buraco e quase perdemos o jogo. Guilherme e escudero juntos com Ronaldinho não tem condições. No mais soube controlar bem o jogo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário