O Futebol Inglês Veste a Camisa - Port Vale



Hoje é dia de mais um post especial sobre as camisas da minha coleção. Desta vez eu mostro um exemplar de um clube pouco conhecido fora da Inglaterra, o Port Vale, fundado em 1876 na cidade de Stoke-on-Trent e maior rival do tradicional Stoke City, clube que atualmente joga a Premier League. Apesar da rivalidade local, os dois não se enfrentam desde 2002. A camisa que tenho em minha coleção e que é o destaque deste post, foi usado na temporada 2005/2006.


Talvez o maior motivo para os dois clubes pouco se encontrarem seja o fato de o Port Vale ter o hábito de disputar divisões menores. É, aliás, o recordista de participações na segunda divisão, nada menos que 41 vezes, sem, no entanto, ter jogado uma vez sequer na elite. O Port Vale participou da fundação da segundona inglesa, em 1892, e estreou também a quarta divisão, em 1958. O quarto nível do futebol inglês, hoje chamado de League Two, é exatamente onde se encontra o Port Vale no momento.

O ápice da história de quase 140 anos do Port Vale foi ter atingido a semifinal da FA Cup em 1954. Na segunda divisão, a única campanha digna de nota foi na distante temporada 1930/1931, quando terminou em 5º lugar. O clube manda seus jogos no Vale Park, que pode receber 19.052 espectaores e foi concluído em 1950, depois de o clube passar por outros quatro estádios menores. Entre eles o de maior destaque foi o The Old Recreation Ground. 


O primeiro uniforme do Port Vale era uma camisa vermelha e o clube chegou a usar o vermelho e branco horizontal utilizado pelo Stoke. A camisa branca só começou a ser usada em 1934 e se estabeleceu como o uniforme número um do Port Vale, que em alguns momentos de sua história, usou como camisa principal um modelo amarelo e preto em listras verticais e um preto e branco com a mesma formatação.


O escudo atual foi adotado pelo clube em 1986, depois de várias mudanças, todas em preto e branco, que incluíram desde a simples adoção das iniciais até uma estranha corda (com um chamado 'nó Stafford') e mesmo uma pessoa montada em um cavalo dentro de um "V" estilizado. O emblema atual, portanto, é o primeiro a colocar cores diferentes, azul e amarelo, cor que aparece em um discreto detalhe na camisa.


Comentários

  1. História que praticamente ninguém, além dos torcedores do próprio time, conhece... Massa demais, Fred J...

    Abraços, Hércules.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Hércules. Ainda vão vir vários outros posts sobre as camisas, com escudos e mais detalhes dos clubes.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. legal, entrei aqui porque estou jogando fifa 12 no pc e escolhi essse time pra subir de divisao, fiquei curioso pela historia, valeu !

    ResponderExcluir
  4. legal, entrei aqui porque estou jogando fifa 12 no pc e escolhi essse time pra subir de divisao, fiquei curioso pela historia, valeu !

    ResponderExcluir
  5. Bacana, Júnior. Ainda vão vir outros posts sobre times pequenos da Inglaterra. Não perca! Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário