Livro mostra em detalhes as conquistas do Cruzeiro na década de 1990

Todo trabalho relacionado à memória do futebol deve ser exaltado. Não importa se o foco desse trabalho seja um acontecimento de 100, 50 ou de 10 anos atrás. Quando é bem feito, melhor ainda. E esse é o caso de "Anos 90 - Um Campeão Chamado Cruzeiro", livro escrito pelo advogado Anderson Olivieri Mendes, cruzeirense que nasceu e vive em Brasília e que é o dono do blog Cruzeiro nos Anos 90 (www.cruzeironosanos90.blog.br). O livro, publicado no ano passado, será lançado oficialmente em Belo Horizonte no domingo, dia 20, na Bienal do Livro de Minas, no Expominas. O autor estará presente no estande da All Print Editora das 11h às 13h. O livro custa R$ 35. E eu indico. E explico os motivos.





Anderson divide o livro em três partes, uma que fala de todas as conquistas da década, outra dedicada a ídolos cruzeirenses fundamentais nos anos 1990 e uma terceira, com histórias especiais escolhidas de forma especial e marcantes para o clube. E o que difere o livro é que não são apenas relatos do que aconteceu. Anderson escolheu bem os personagens fundamentais de cada conquista para poder contar, em vários momentos, histórias que não foram contadas, casos de bastidores e outros detalhes.

Os títulos e a relação de cada jogador com o Cruzeiro estão no livro nas palavras de Adílson Batista, Luis Fernando Flores, Ademir, Boiadeiro, Douglas, Marcelo Ramos, Roberto Gaúcho, Palhinha, Ricardinho, Nonato, Elivélton, Wilson Gottardo e Valdo, entre outros. São eles que contam as histórias de nada menos do que 17 conquistas entre 1990 e 1999. Das menores, como as Copas dos Campeões Mineiros e a Copa Centro Oeste, até as heróicas e super importantes como as duas Copas do Brasil e a Libertadores de 1997.


O livro traz não só as campanhas e as fichas dos jogos decisivos, como também várias fotos dos jogos e dos ídolos cruzeirenses. E além disso, para fechar com chave de ouro a publicação, um ingrediente fundamental quando se trata de futebol: histórias, como a do jogo contra o Botafogo, vencido por 5 a 3 em 1995, o sucesso diante do Colo Colo em Santiago, a superlotação do Mineirão contra o Villa Nova na final do Mineiro de 1997 e a chegada de Geovanni ao profissional, jogador que entraria para história azul por um gol histórico feito na outra década. Em relação aos anos 90, o cruzeirense não tem do que reclamar.




Comentários