Ingleses x Alemães na final da Champions: vantagem é britânica


Rivais históricos dentro e fora dos gramados, Inglaterra e Alemanha vão se enfrentar pela sexta vez em uma decisão da Champions League, a primeira delas em um dos dois países. O Bayern vai ter a chance de diminuir um retrospecto que é muito ruim para os alemães. Até agora, nos confrontos entres os dois nas finais do torneio, a Inglaterra ganha de goleada: 4 a 1. Relembre agora as decisões, com vídeos dos encontros.

Foi o próprio Bayern o único alemão a vencer uma final contra um inglês. Em 1975, no Parc des Princes, em Paris, o time de Beckenbauer fez 2 a 0 no Leeds e garantiu o bicampeonato que se tornaria tri no ano seguinte. Diante de mais de 48 mil pessoas, Franz Roth e Gerd Müller fizeram no segundo tempo os gols do título.


Dois anos depois, no estádio Olímpico de Roma, o Liverpool conquistaria o primeiro de seus cinco títulos ao vencer por 3 a 1 o Borussia Moenchgladbach, clube que vai voltar à Champions League na próxima temporada. Na capital italiana, 57 mil pessoas viram Terry McDermott abrir o placar aos 28 minutos do primeiro tempo. No início do segundo tempo, o dinamarquês Simonsen empatou o jogo. Aos 19, o zagueiro Tommy Smith fez 2 a 1. A oito minutos do fim, outro defensor, Phil Neal fez, de pênalti, o gol que fechou a conta. Um dos atacantes do time alemão naquele jogo via estar de novo sábado em uma decisão de Champions, o atual técnico do Bayern, Jupp Heynckes.


Uma vez campeão inglês em sua história, o Nottingham Forest conseguiu o raro feito de ser bicampeão europeu em 1980 e em um palco histórico, o Santiago Bernabéu. O Forest, que no ano anterior derrotou o sueco Malmö, fez 1 a 0 no Hamburgo, que tinha como astro um inglês, Kevin Keegan. O time do Norte da Inglaterra, comandado pelo mítico Brian Clough, fez 1 a 0 com o escocês John Robertson aos 20 minutos de jogo e segurou o placar até o fim.


O gigante Bayern estava de novo na final de 1982, em Roterdã, no estádio do Feynoord. Mas quem levantou a taça foi o surpreendente Aston Villa, um dos mais tradicionais clubes ingleses, mas que tinha encerrado na temporada anterior um longo jejum de títulos nacionais. Um gol de Peter Withe aos 22 minutos do segundo tempo deu o título ao time de Birmingham, zebra perto da equipe de Breitner e Rummenigge.


A mais emocionante final entre ingleses e alemães aconteceu em 1999. O Nou Camp presenciou uma das maiores viradas da história da Champions League. O Bayern vencia com um gol de Mario Basler aos 6 minutos de jogo e caminhava para a conquista de sua quarta Champions. Mas não contava com o auge da Classe de 1992 do Manchester United, comandada por Alex Ferguson. A Classe de 1992 reunia talentos que se estabeleceram nos profissionais naquele ano, quando começaram a dominar o futebol inglês. Faltava uma Champions. E ela veio, de virada, com um gol de Sheringham, aos 46 minutos do segundo tempo e, acreditem, um de Solksjaer, aos 48 da etapa final. Histórico.

Comentários

  1. Opa... Muito legal seu blog meu amigo... acabo de criar um e estou a procura de parceirias!

    Grande abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário