Empate na final mineira mostra bem o que América e Atlético fizeram em 2012



Depois de muito tempo, Belo Horizonte voltou a ter um domingo de futebol. E da melhor maneira possível, com uma final de campeonato. O jogo, bem disputado, mostrou um bom panorama do que América e Atlético fizeram até agora em 2012. O placar de 1 a 1 deixa a decisão em aberto, mesmo com a possibilidade de o Galo comemorar o título com um empate no domingo que vem. Apesar do erro de arbitragem no gol do Coelho, o empate conquistado no último minuto de jogo dá uma moral extra ao time de Givanildo de Oliveira.

O Atlético mostrou um de seus grandes defeitos até agora na temporada: a incapacidade de decidir partidas. Teve boas chances de matar o jogo e não só não marcou gols como deu espaço demais para o América. Com três zagueiros sendo utilizados pela primeira vez no ano (e na hora errada, em uma decisão), não foram poucas vezes que o time bateu cabeça na defesa e também na cobertura dos laterais. Marcos Rocha continua cometendo erros na defesa e apoia com muito menos qualidade do que nos tempos de América. Richarlyson errou tudo o que fez, deu brechas terríveis na marcação e foi um desastre no apoio.

 Guilherme foi o jogador mais lúcido da partida de ontem e pode ser decisivo no jogo de volta
(foto: Bruno Cantini/Atlético)

A falta de criatividade do meio-campo alvinegro também ficou muito nítida. Pierre é um leão na marcação, mas precisa de alguém com mais qualidade na saída de bola para ajudar seu trabalho. Serginho é estabanado e erra demais. Se tivesse boas condições físicas, Dudu Cearense poderia ser esse jogador. Sua entrada em uma final também surpreendeu, já que não foi usado até agora neste ano. Se faltou quem pensasse, inteligência sobrou a Guilherme. Sempre bem posicionado, deu várias opções, deixou companheiros na cara do gol e até mesmo voltou para ajudar na marcação. André e Bernard tiveram apenas lampejos, apesar de terem um ótimo parceiro ao lado. Guilherme pode ser o camisa 10 que tanto faz falta. 


Se do lado atleticano a confusão tática era evidente, o América primou pela coesão da equipe, muito bem treinada e acertada. O Coelho sai da defesa para o ataque com qualidade e tranquilidade, tem um bom poder de marcação e ontem, com Rodriguinho ligado, a bola chegou ao ataque, onde faltou um melhor poder de conclusão, pois o América não soube aproveitar as brechas deixadas pela defesa do Atlético.

 André mostrou oportunismo, mas poderia ter sido mais decisivo 
(foto: Bruno Cantini/Atlético)

Se quiser ser campeão e vencer o jogo, o América terá que se soltar mais no domingo que vem. E isso sem seu principal marcador, Dudu, que tomou de forma tola o terceiro cartão amarelo. Alessandro e Fábio Júnior, que receberam muitas bolas ontem, terão de ser mais participativos, assim como os laterais, que pouco ajudaram o meio e o ataque americano. O Atlético poderá ter espaços que não teve ontem e, se mostrar mais coesão e colocar a bola no chão, as chances de vencer ou pelo menos segurar o empate crescerão. Fato é que os dois rivais ainda têm algo a melhorar.

Foto principal: América Futebol Clube

Comentários

  1. O Guilherme ontem foi unanimidade no meio, que o deixem lá, também vi giovanni sendo testado e não comprometendo acho que com uma continuidade tende a melhorar tem bom reflexo, Bernard longe do garoto prodígio de antes, dudu cearense é inteligente falta emplacar no time, final não é boa hora de lançar jogadores, mas tendo que o bom joga em qualquer situação gostaria que o garoto Paulo Henrique tivesse sua chance domingo. #galosempre
    @rubensfernandes

    ResponderExcluir
  2. Não entendi bem essa análise. Disse que faltou criatividade no meio campo do Galo. Fato: O time criou 8 chances claras de gol, a maioria jogadas trabalhadas.

    Disse que a defesa bateu cabeça e falhou na cobertura dos laterais. Fato: América não fez nenhuma jogada de linha de fundo, não conseguiu armar nenhuma jogada e chegar com perigo na frente do goleiro em nenhuma vez em jogada trabalhada.
    Disse que Coelho sai da defesa para o ataque com qualidade e tranquilidade, tem um bom poder de marcação e ontem, com Rodriguinho ligado, a bola chegou ao ataque, onde faltou um melhor poder de conclusão. Fato:América so ameaçou na base dos chutes de longa distancia, bates rebates, bolas levantadas na área e escanteios.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? O meio-campo do Galo anda pouco criativo, sim. Os meias de origem pouco criaram ontem. Marcos Rocha e Richarlyson estavam perdidos com a escalação de três zagueiros e Rafael Marques, Réver e Lima se confundiram bastante. O América chegou, inclusive, pelas pontas, uma delas, aliás, quando o Romão errou um gol incrível. A jogada foi muito bem trabalhada. Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário