Quem errou mais? América ou Cruzeiro?




América e Cruzeiro cansaram de errar ontem no jogo de ida das semifinais do Campeonato Mineiro, ontem, diante de apenas 4.587 pessoas na Arena do Jacaré. O América venceu, mas perdeu uma rara oportunidade de golear o rival e colocar o pé na decisão. Fez 3 a 0, perdeu um pênalti e permitiu que o Cruzeiro se recuperasse e diminuísse para 3 a 2. Apesar da reação, o Cruzeiro também mostrou muitos erros que podem ser cruciais em jogos de competições mais importantes.

Nitidamente um time carente da criação e, principalmente, da movimentação de Montillo, o Cruzeiro permitiu que o América tomasse conta do meio-campo e investisse em jogadas pelas deficientes laterais celestes. Com a apatia também dos zagueiros do Cruzeiro, o Coelho fez 3 a 0 e poderia ter controlado o jogo ou até mesmo ampliado a vantagem. Além do pênalti desperdiçado por Fábio Júnior, o América tinha à sua disposição espaço suficiente para chegar à defesa azul. Não soube nem segurar nem ampliar o que tinha em mãos.

Victorino ainda não conseguiu repetir neste ano 
as boas atuações de 2011( foto Washington Alves/Vipcomm)

Sem Montillo, sem as opções que Wallyson dá no ataque e com uma atuação muito apagada de Élber, o Cruzeiro ficou dependente demais de seu jogador mais técnico, Roger. Na maioria do tempo muito pouco participativo, Roger sempre criou algo interessante quando apareceu para o jogo. Foi assim que, além de fazer o segundo gol, participou do primeiro gol, ao chutar a bola rebatida por Neneca nos pés de Bobô.


O América pecou por dar espaço no meio-campo, o que sobrecarregou a defesa, que teve uma atuação muito boa de forma geral, em especial o lateral Pará. O meio-campo americano, depois de perder Moisés, perdeu também força na marcação. Rodriguinho, por sua vez, apesar do belo gol, poderia se aproximar mais do ataque e usar a velocidade de Alessandro e, no segundo tempo, de Bruno Meneghel. Quando Rodriguinho diminuiu o ritmo, o Cruzeiro ganhou ainda mais espaço.

Fábio Júnior comemora com companheiros: atacante desperdiçou pênalti decisivo

Do lado do Cruzeiro, erros e acertos já conhecidos. Fábio foi decisivo, para variar. Roger, com a bola no pé, é muito bom. Mas os laterais complicam, a zaga ainda bate cabeça, especialmente com a péssima fase de Victorino, e a bola demora demais para chegar aos meias. Falta muita qualidade na saída de bola da defesa para o ataque celeste. O reflexo disso ontem ficou na atuação fraca do ataque, pouco acionado e com muitas dificuldades para dar sequência às poucas bolas que receberam.


Mesmo participando pouco do jogo, Roger foi decisivo (foto Washington Alves/Vipcomm)

Os erros foram muitos. Com Montillo, o Cruzeiro vai crescer, mas não vai sanar todos seus problemas. O América precisa saber administrar mais as vantagens que conquista. Gilberto vai ajudar a melhor isso, mas só na Série B. Quem errar menos domingo que vem vai ficar com a vaga na final. 

Foto principal: Washington Alves/Vipcomm
 

Comentários

  1. Boa tarde Frederico. Desculpa por postar no local errado mas gostaria de saber se é dificil de entrar no Stamford Bridge, conforme eu vi nas suas fotos postadas no blog.
    Estou pensando em visitar Londres e não posso de deixar de conhecer o time do coração.
    Meu email: rafael.rtm@gmail.com

    Um abraço e parabéns pelo blog.
    Rafael - Curitiba/PR

    ResponderExcluir
  2. Rafael, não tem problema algum. O Chelsea disponibiliza várias visitas ao longo do dia, incluindo também o museu. Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário