Liverpool pode ser o primeiro a levantar por duas vezes as copas inglesas em uma mesma temporada

Uma das características marcantes da história do futebol inglês é o equilíbrio entre as forças ao longo dos anos, o que produziu, desde o início das competições no país, uma quantidade considerável de campeões diferentes. Assim, nada mais difícil do que conquistar dois títulos em uma mesma temporada. Poucos conseguiram o feito de levantar duas das três taças em disputa na terra da rainha (Campeonato Inglês, FA Cup e Copa da Liga Inglesa) simultaneamente.

Owen se prepara para marcar o primeiro gol do Liverpool na final da FA Cup de 2001

Se tratando das duas copas nacionais, o Liverpool pode festejar no dia 5 de maio, na decisão da FA Cup contra o Chelsea, o fato de ser o primeiro clube a conquistar por duas vezes tanto a FA Cup como a Copa da Liga na mesma temporada. Com uma campanha sofrível na Premier League, os Reds já levantaram a Copa da Liga neste ano em uma decisão mais complicada que o imaginado contra o Cardiff. E pode repetir o feito de 2001, quando também conquistou as duas copas.

O francês Gerard Houllier foi o técnico do Liverpool nas duas conquistas

O primeiro clube a levantar os dois troféus na mesma temporada foi o Arsenal, em 1993. Depois do Liverpool, apenas o Chelsea, em 2007, festejou a FA Cup e a Copa da Liga no mesmo ano. A conquista dos troféus em 2001 foi muito importante para os Reds, que, assim como nesta temporada, experimentava um jejum de conquistas. O Liverpool conquistou a FA Cup em 1992 e teve que esperar nove temporadas para celebrar conquistas nacionais. E elas vieram em dobro, com a FA Cup e a Copa da Liga.

Fowler levanta a Copa da Liga Inglesa ao lado de um jovem Gerrard

Na final da FA Cup de 2001, disputada no Millenium Stadium, em Cardiff, no País de Gales, o Liverpool, de amarelo, venceu de forma emocionante o Arsenal, por 2 a 1. Os Gunners, sob o comando de Arsène Wenger, eram fortíssimos, com o goleiro da seleção, Seaman, um jovem Ashley Cole, o capitão Tony Adams, os franceses Pirès, Vieira, Wiltord e Henry, além do sueco Ljungberg e, no banco, Bergkamp e Kanu.

Owen vibra após decidir a FA Cup de 2001 contra o Arsenal


Os Reds, comandados pelo francês Gérard Houllier, tinham em campo um jovem Gerrard, que ainda usava a camisa 17 - a 8 era do atacante Heskey. Na defesa, duas peças importantes de futuras conquistas, Hyypia e Carragher, que jogou na lateral esquerda. No meio, o theco Smicer, outro que ainda traria alegrias para o Liverpool. Mas o destaque mesmo foi Michael Owen. Ljungberg abriu o placar aos 27 minutos do segundo tempo, mas Owen precisou de cinco minutos para virar o jogo e dar o título ao Liverpool, com gols aos 38 e aos 43 minutos. Confira no vídeo abaixo os gols e alguns lances da partida:



Um pouco antes, no dia 25 de fevereiro, também no Millenium Stadium, o Liverpool suou para conquistar a Copa da Liga. Favorito diante do Birmingham, então na segunda divisão, o Liverpool só conseguiu a taça nos pênaltis, depois de 1 a 1 no tempo normal. Fowler, que deixou Owen no banco, fez o gol dos Reds aos 30 minutos do primeiro tempo, mas Purse, de pênalti, no último minuto de jogo, empatou. Nos pênaltis, Liverpool 5 a 4. Clique aqui para ver os gols e lances da partida e da prorrogação, além da disputa de pênaltis.


Comentários

  1. Parabéns pela matéria!
    E com certeza vamos gritar É CAMPEÃO DUAS VEZES NESTA TEMPORADA!!!
    LET'S GO, REDS!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário