Ainda com acertos a serem feitos, Atlético vence mais uma no Mineiro


Ainda em fase de aprimoramento do entrosamento, o Atlético voltou a vencer ontem no Campeonato Mineiro, resultado que dá confiança ao grupo e diminui uma pequena parcela do imenso débito que o time ainda tem com a torcida, desmotivada e receosa depois da vergonhosa goleada sofrida diante do Cruzeiro na rodada final do Campeonato Brasileiro do ano passado. O triunfo fora de casa contra o América de Teófilo Otoni, um jogo habitualmente mais complicado entre os compromissos longe da torcida neste estadual, mostrou que o time tem poder de reação e que, bem entrosado, pode desempenhar um bom papel em 2012.

André mostrou vontade e voltou a marcar ontem

A entrada de Danilinho no lugar de Guilherme deu uma nova cara ao setor ofensivo do Galo. Mais veloz e com um bom passe, Danilinho deu opções para Bernard e Escudero e chegou, assim como os dois, com mais facilidade na área. Para esse esquema funcionar melhor, a saída de bola dos volantes precisa ainda ser aprimorada. Das poucas vezes que Leandro Donizete se arriscou, o entendimento foi bom. Escudero cresceu em relação ao último jogo e mostrou mais entrosamento com os novos companheiros. André, pelo segundo tempo mais motivado, merece destaque. Buscou o jogo e foi muito bem assessorado pelos companheiros. Se conseguir se posicionar melhor, pode fazer muito mais gols, além de jogar como um pivô.

Richarlyson perdeu o pênalti, mas pode ser útil ao esquema de Cuca


Outro fator que pode ajudar e muito o fortalecimento da produção ofensiva do Atlético é o apoio dos laterais. Marcos Rocha, que fez um primeiro tempo tímido, provou que pode ser muito útil quando chega com qualidade à linha de fundo. Dali saiu o gol de André no jogo contra o Boa, em cruzamento de Carlos César, e o gol de Mancini, ontem, com passe de Marcos Rocha. Veloz e com boa técnica, Marcos Rocha pode se entender bem com os meias.

Marcos Rocha mostrou qualidade no apoio, mas fez um primeiro tempo tímido

Nos dois jogos, a equipe se comportou bem, controlou as partidas e larga com certa tranquilidade no Campeonato Mineiro, favorecida e muito pelo entrosamento de grande parte do time. Mas ainda existem erros a serem acertados. É inadimissível que uma zaga que tenha Réver e Rafael Marques tome gols de cabeça. Renan Ribeiro também precisa mostrar mais segurança. Apesar da falha de marcação, a bola do gol do time de Teófilo Otoni era defensável. Outra questão a ser resolvida é o batedor de pênaltis. Erros em jogos-treino não alteram muita coisa, mas em jogos, sim. Cuca precisa fazer ainda alguns ajustes. Por enquanto, por se tratar de início de temporada e por ter tido domínio sobre times mais frágeis, o balanço é positivo. Nada brilhante, mas bom.


Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Comentários

  1. Gostei da atuação do Atlético, o time está muito rápido e fazendo boas tabelas até chegar ao gol. Escudero, Danilinho, Bernard e André estão se ententendo bem. Mas é claro que o time apresenta erros que precisam ser corrigidos. Vejo que Donizete tem qualidade tanto na marcação quanto na posse de bola, mas para a saída de bola ser aprimorada, falta um pouco mais de entrosamento do ex-volante do Coritiba junto com Pierre e os demais jogadores do Galo. Outro erro que percebi nos dois jogos, foi a marcação dos laterais. Richarlyson, Marcos Rocha e Carlos Cesar deixaram tomaram muitas bolas nas costas e erraram na marcação em alguns momentos do jogo, mas com um tempo Cuca vai corrigir tudo isso. O que eu acho que nem Cuca nem ninguem vai corrigir, é o Richarlyson, já deu, esse nunca vai jogar bola aqui mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo... "Ricky" não deu certo aqui, além de não ter felicidade nos passes e cruzamentos cruciais é sempre muito afobado em divididas e avanços ofensivos.
      Eu tb gostei das tabelas, bolas trabalhadas no ataque! Ocasionaram boas oportunidades. Apesar de alguns poucos acertos, lançamentos longos não surtiram muito efeito. Ainda mais o time sendo mais baixo, lá na frente, fica um pouco mais difícil em dividida aérea. Salvo fazendo o pivô no André, vi um bem feito por ele, de cabeça. No mais: acerto de entrosamento, consequentemente acerto nos passes; finalização, pegando um time mais qualificado que deixe poucos espaços uma finalização perdida pode ser fatal; posicionamento defensivo, volantes cobrindo laterais que realmente ficaram expostas nos dois primeiros jogos(pelo que entendi do Cuca, ele quer que os laterais avancem bem, logo o motivo de dar preferência a L.Donizete junto a Pierre, que fechariam a lateral ou mesmo atuariam como um terceiro zagueiro nessas subidas), além da própria dupla de zaga, melhorarem a comunicação junto ao goleiro.

      Excluir
  2. lampejo de esperança..ainda há muito o que melhorar...mas dá pra ver que a vontade que faltou ano passado..
    animada com as possibilidades

    ResponderExcluir

Postar um comentário