Gerrard, alma red e símbolo do Liverpool. E seus números incríveis.




O ano começou com um gosto amargo para quem é fã de futebol inglês, especialmente para os torcedores do Liverpool. A partir do meio do ano, quem se acostumou a ver o campeonato mais especial do mundo não verão um símbolo em campo. A camisa 8 do Liverpool, se não for eternizada, não será mais utilizada por Gerrard. Um maiores mitos da história de um clube repleto de mitos e torcedor de carteirinha do clube, Steven Gerrard anunciou hoje, com declarações serenas, mas sempre demonstrando seu amor pelos Reds, que não vai mais jogar pelo Liverpool. O último semestre de Gerrard em Anfield será repleto de homenagens, podem esperar. Esse é um dos jogadores que vai ganhar bandeira, faixa e outras menções eternas à sua dedicação pelo clube. É alguém que nunca deixará o Liverpool andar sozinho, como bem define a caricatura especial feita por  André Fidusi, reproduzida abaixo.


Aos 34 anos, Gerrard defende o Liverpool desde 1998 é hoje o terceiro jogador que mais vestiu a camisa do clube (695 jogos) e o sexto maior artilheiro da gloriosa história do Liverpool, com 180 gols. Não é pouca coisa, se levarmos em conta o tamanho do clube e o fato de Gerrard não ser um atacante. O quinto da lista, Robbie Fowler, tem 183 tentos. Nos próximos cinco meses, Gerrard ainda pode comemorar mais este feito. De quebra, foi ele quem fez mais gols pelo clube em competições europeias, 40. Não custa lembrar que Gerrard é atleta de um clube acostumado a torneios continentais e nada menos do que pentacampeão europeu. Pode parecer irrelevante, mas é o jogador do clube que mais gols de pênalti fez, 44, uma prova de que nunca fugiu à responsabilidade. Aliás, por falar em responsa, Gerrard foi o cara que mais vezes usou a braçadeira de capitão do Liverpool, 460 vezes. E adivinhem qual jogador mais representou o Liverpool em Copas do Mundo? Ele mesmo, 12 vezes. E qual foi o red que mais defendeu a Inglaterra? O próprio, 114 partidas.

 

Com a faixa de capitão desde 2003: símbolo

Quando estendeu seu contrato com o clube até junho de 2014, resumiu da seguinte forma a renovação, entrevista ao site do clube: "É um dia de muito orgulho para mim e para a minha família. Esse é o clube que eu amo e que eu torço desde que era criança. Estou vivendo um sonho como capitão de um dos maiores clubes do mundo. Amo vir para o trabalho todos os dias e as experiências que eu tive (no clube). Eu não mudaria isso por nada no mundo”.

Não é atacante, mas é o um dos maiores artilheiros da história do Liverpool

Gerrard vai ser embaixador do clube quando encerrar a carreira. Na prática, ele já é. Ganhou uma Copa da Uefa, duas Copas da Inglaterra, três Copas da Liga, duas Community Shield e duas Supercopas Européias. Vai se despedir do clube sem ter levantando o tão sonhado Campeonato Inglês. Mas protagonizou um dos maiores jogos de todos os tempos, a final da Champions League de 2004/2005 contra o Milan, quando mudou de patamar. A história da incrível virada todo mundo conhece, dos 0 a 3 para um 3 a 3 e uma vitória nos pênaltis em Istambul. No parágrafo abaixo, o jornalista e amigo Mário Marra sintetizou, em um post publicado aqui no blog (e que atualizo hoje), a transformação do ídolo em mito eterno:

"A mudança parecia simples. O Milan vencia por três gols de diferença e era uma final de Champions League. Rafa Benítez precisava fazer alguma coisa e fez Gerrard jogar um pouco mais adiantado. Era tudo ou nada. Riise cruzou e ele subiu para fazer mais que o primeiro gol do time. Ele fez o gol e incendiou os ânimos dos jogadores. Com muita força, Gerrard vibrou e chamou a torcida red a crer novamente. Fim da história: título e taça erguida pelo mais amado do clube. Ele é diferente. Muitos jogadores já marcaram, honraram e venceram usando aquela camisa, mas ele é diferente. Ele conhece a história e sentiu o peso dos dramas que a história contava. Não é Gerrard que veste a 8, é a história e a mística que escolheram ser representadas por aquela camisa".


Para relembrar de Liverpool x Milan de 2005, confira o vídeo abaixo.

Comentários

  1. Opa!
    Gostei, hein!
    Parabéns, Fred!
    Abraço.
    Mário Marra

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, Fred. Parabéns!

    Uma outra coisa curiosa que li em uma entrevista do Gerrard é que ele disse que gosta de trocar camisas com os adversários e guardar numa coleção. Mas o único time que ele nunca trocou de camisa após um jogo e que nunca vai trocar é o Manchester United. Por amor ao Liverpool.

    Abraço,

    Rodrigo Fonseca.

    ResponderExcluir
  3. Cara, ele é o nosso maior ídolo. O ídolo de todos os torcedores do Liverpool.
    Teu texto tá excelente, mostra um pouco do que o Gerrard representa.
    Parabéns pelo texto.

    Eduardo Mesquita

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto, parabéns!
    Um time como o Liverpool merece um capitão como Gerrard
    Sábias palavras de Mario Marra,
    YNWA ^.^

    ResponderExcluir
  5. Steven Gerrard já virou lenda no Liverpool, The best, Sou fã desse cara, joga muito e honra seu clube, exemplo que poucos conseguem dar no futebol, ele dá valor a esse manto lendário dos REDS.

    Belo texto FRED e belas palavras Mario Marra

    ResponderExcluir

Postar um comentário