Os absurdos e erros do calendário do futebol brasileiro para 2012

Realmente não dá para esperar nada em relação à CBF quando se diz respeito a calendário do futebol brasileiro. A mandatária do esporte no país divulgou hoje as datas para as competições que vão acontecer no ano que vem - e mais uma vez com um show de erros. Aliás, um show de horrores para os principais clubes e nada de evolução em relação aos problemas sempre levantados.

Para começar: ainda não consigo entender o motivo de os malfadados campeonatos estaduais terem 23 datas. É isso aí, torcedor! Separe 23 datas do seu calendário de 2012 para ver o seu time fazer jogos deficitários, em competições que não servem para nada, em gramados ruins, em estádios piores ainda. Os estaduais começam no dia 22 de janeiro e terminam em 13 de maio. Vamos aguentar por cerca de quatro meses partidas de baixo nível técnico e sem qualquer atrativo.

Não satisfeita em dar uma folga aos seus afiliados, a CBF marcou o início do Brasileirão para a semana seguinte, no dia 20 de maio. E pergunte se a Seleção Brasileira vai dar uma trégua para o Brasileirão? Nada! As datas Fifa ainda vão coincidir com o principal torneio brasileiro, em rodadas cruciais como a 29ª e a 30ª, ambas em outubro - só para ficar em dois exemplos. Para o torcedor, basta lembrar que neste final de semana, enquanto a seleção de Mano encara a poderosa Costa Rica, o Fla-Flu não terá Ronaldinho Gaúcho e Fred, Réver não vai poder ajudar o Atlético a lutar contra o rebaixamento, Ralf fica de fora de partida decisiva do Corinthians e por aí vai. Sem falar que o Santos teve alguns jogos adiados neste Brasileirão, entre eles as partidas contra Corinthians e Grêmio. Como a seleção jogou nos mesmos dias dos jogos remarcados, o time ficou sem Neymar em ambas.

Isso é básico! A CBF desvaloriza seu principal campeonato. Estamos tendo uma rodada de eliminatórias da Eurocopa com todos os campeonatos nacionais europeus parados. A próxima rodada do Inglês, por exemplo, tem Liverpool x Manchester United. Imagina ambos sem quatro ou cinco titulares? O fato de a Seleção Brasileira jogar com o Brasileirão em andamento prejudica o trabalho do técnico, que não pode chamar diversos jogadores do mesmo time, apesar de eles, de repente, serem as melhores opções.

E infeliz também aquele clube que pode ter jogadores nas Olimpíadas. A CBF não vai parar o Campeonato Brasileiro para os Jogos de Londres. Ou seja, com o cenário de hoje, o São Paulo vai ficar um tempo sem Casemiro e Lucas, o Santos, sem Neymar, o Inter sem Oscar... Se o seu time chegar à final da Copa do Brasil, torça para que ele não tenha jogadores com possibilidades de jogar a Olimpíada. É ridículo, mas o jogo final da segunda competição mais importante do país coincide com a competição que será disputada na Inglaterra.

Opções para resolver o problema não faltam. Uma Copa do Brasil que permita todos os times participarem, inclusive aquele que possa defender o seu título. Uma competição que se espalhe por todo o ano, um Brasileirão com rodadas só aos finais de semana, que evite o desgaste de inúmeros jogos acumulados em alguns meses e abra espaço para clubes excursionarem e a seleção jogue em datas distintas. Uma forcinha da Conmebol para espalhar por toda a temporada a Libertadores e a Sul-Americana também ajudaria. Isso sem falar na valorização das Séries C e D, que podem ser encorpadas. E, claro, estaduais (se existirem) curtos e rápidos, com participação menor - e inteligente - dos grandes clubes. Será que é pedir demais.

Comentários

  1. Perfeito! Ainda incluiria uma coisa, os estaduais deveriam ser extintos pois só serve para iludir o campeão e demitir o técnico derrotado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário