Mais consistente, Galo vence mais uma e respira


Aos poucos, Cuca vai conseguindo dar ao time do Atlético uma consistência que a equipe não tinha atingido durante todo o Campeonato Brasileiro. Se levando em conta a quantidade de alterações que o treinador está sendo obrigado a fazer a cada jogo e a pressão pela situação delicada em que o Atlético se encontra, é um feito. Os resultados em campo comprovam isso.

Nos últimos seis jogos, o Galo venceu dois adversários duros (Santos e Fluminense) e um rival tradicional (Palmeiras). Nove pontos que são fundamentais para fugir da degola. Apesar dos imperdoáveis vacilos contra Ceará e América, o time ao menos pontuou. A única derrota nesse intervalo de tempo foi contra o Vasco, em São Januário, um resultado normal. Os 11 pontos desses jogos somados à incrível incompetência dos rivais mais próximos tirou o time da zona de rebaixamento e o colocou na até pouco tempo distante zona de classificação para a Sul-Americana. Melhorou, mas tem muito o que fazer ainda.

Ontem, contra o Palmeiras, Cuca optou pela entrada desde o início de Neto Berola, o que acabou sendo um diferencial. Com a velocidade do atacante e o bom posicionamento de André, o Atlético chegou com mais facilidade e criou chances claras de gol. Muito disso em função do uso constante de dois meias pelo treinador. Bernard, que deu o passe para o primeiro gol, de Berola, se movimentou, criou e foi um ótimo parceiro para Daniel Carvalho.

André, em sua melhor partida pelo Galo, toca com precisão para Fillipe Soutto marcar o segundo gol
Mas toda essa produção ofensiva de qualidade tem no sistema defensivo sua base. A diretoria acertou ao pagar a multa por usar Pierre e o ex-palmeirense foi decisivo ao anular Valdívia, um raro toque de talento no sofrível time paulista. Com Pierre mais fixo, Fillipe Soutto tem espaço para sair com a bola e fazer a ligação com os meias. Ficou tão seguro que mostrou muita qualidade ao apoiar o ataque e fazer o segundo gol, após ótima tabela com André, que fez ontem sua melhor partida pelo Galo.

Pierre, o cão de guarda alvinegro, anulou Valdívia e ainda comandou a marcação da equipe

Com um volante pegador no meio e Triguinho marcando forte a defesa nitidamente se comporta com mais segurança. A utilização de Triguinho como um terceiro zagueiro é mais um acerto de Cuca. O reflexo ontem foi uma atuação segura de Renan Ribeiro que, mesmo tendo falhado no gol do Palmeiras, fez defesas importantes.

Renan Ribeiro foi muito bem ontem. Neste lance, fez defesa precisa em um chute de Fernandão

O time se ajusta taticamente aos poucos, mérito de Cuca. Com os pontos conquistados e a distância da zona de rebaixamento crescendo a cada rodada, a tendência é que o time se acalme e produza com mais qualidade nesta reta final e que apagões e erros como os do fim do jogo de ontem, quando foi pressionado com dois jogadores a mais, sejam minimizados. Só não custa lembrar que ainda faltam cerca de 7 pontos para se garantir de uma vez por todas na Série A de 2012. Um passo de cada vez.

Fotos: Vinnicius Silva

Comentários