A aposta do Atlético em Cuca



O fim da linha para Dorival Júnior no Galo não poderia ser pior. A atuação desastrosa contra o Figueirense refletiu muito da passagem do técnico no Atlético em 2011. Um time com mudanças em relação ao que entrou em campo no jogo anterior, jogadores perdidos, atuações abaixo do nível e uma equipe completamente confusa taticamente. Após tirar o time da degola em 2010, Dorival começou o ano com a chance de trabalhar a equipe desde a pré-temporada, mas perdeu jogadores chave, as contratações não foram do mesmo nível e, mesmo com um elenco que pode dar mais resultado, se confundiu, não deu padrão de jogo e sequer motivação ao grupo. Sempre fui contra a troca de treinadores a qualquer custo, mas neste caso dou meu braço a torcer.

O fato é que a troca de técnicos e a hegada de Cuca não pode esconder as deficiências do elenco e os erros da diretoria, que contratou jogadores em excesso. O elenco está muito inchado, com vários jogadores que pouco acrescentam, não jogam ou quando entram não ajudam. Sem falar em atletas de quem se esperava muito, mas pouco renderam até agora. Ou ainda daqueles que nitidamente caíram de produção.

Se Cuca vai dar certo, é uma incógnita. Acho que, em um primeiro momento, ele pode unir o grupo e mudar o astral, que anda muito em baixa. Vai ter que ter uma tranquilidade que nem sempre teve em alguns momentos, como na eliminação do Cruzeiro na Libertadores, quando, sem qualquer necessidade, acertou Rentería, do Once Caldas. Por outro lado, tem trabalhos que merecem destaque, como no Botafogo, em 2007, na recuperação do Fluminense, em 2009, e na arrancada do Cruzeiro no Brasileirão do ano passado e na primeira fase da Libertadores deste ano.

Em sua apresentação, já falou algo super positivo, que é de entrar pra valer na Sul-Americana, o que sempre defendi. O Atlético precisa recuperar seu espaço e dar rodagem em jogos internacionais ao elenco. A Sul-Americana é uma boa via para isso. Cuca tem a competição internacional e mais da metade do Campeonato Brasileiro para dar uma cara e, principalmente, motivação ao Atlético. Pelo o que mercado oferecia, é um bom nome.

Um time titular definido, opções mais constantes no banco, utilização com critério e sem pressão dos jogadores da base, redução do elenco e motivação são alguns dos ingredientes que Cuca terá que colocar em prática. Quanto antes ele conseguir fazer isso, melhor. A reconstrução do Atlético é para ontem, mas terá que ser feita com calma.

Comentários

  1. Dorival estava na hora de sair mesmo, não repetiu o time em nenhum jogo. E BOA SORTE ao Cuca.

    ResponderExcluir
  2. Não sou grande fã de Cuca, acredito que ele irá conseguir nos livrar do rebaixamento mas não acho que ele será capaz de nos levar a grande conquistas, não por incompetência dele e sim da diretoria que não se cansa de errar.
    Cabe a nós torcedores, torcer e apoiar o trabalho de Cuca para que ele consiga nos tirar dessa situação!

    ResponderExcluir
  3. O Cuca é fraco, perdedor...Porém o trabalho e principalmente as indecisões do Dorival já estavam insustentáveis!!!

    ResponderExcluir
  4. Uma pena que o Dorival não tenha dado certo no Atlético, grande técnico (aliás, o que é que dá certo no Galo?).
    Mas Cuca também não fica atrás. Os trabalhos dele sempre foram excelentes, ele sabe muito bem armar um time ofensivo, foi assim no Goiás, Botafogo e Cruzeiro. Kalil acertou nessa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário