Vontade do Galo, erros do Coelho...



Claro que ainda não é para o torcedor atleticano se animar demais, achar que está tudo certo, mas que pelo menos vontade o time mostrou ontem contra o América, mostrou. Muita gente dando carrinho, mostrando vibração e disposição. Isso é o básico, mas andava faltando. A vitória, depois de seis rodadas, pelo menos alivia a pressão e melhora o clima no clube. E Dorival pode pensar melhor no que fazer para montar a equipe que pega o Santos no próximo final de semana. Do lado americano, a preocupação só aumenta. O time facilitou demais a vitória do Atlético ontem, continua com uma vitória apenas no Brasileirão e parece se acostumar com a zona do rebaixamento.

O Atlético teve uma atuação segura. Giovanni foi bem quando exigido. Os laterais, especialmente Patric, dão mais dinâmica ao jogo. Patric marca forte e sempre é opção de ataque, apesar de ainda ter dificuldades no cruzamento e nas finalizações. Guilherme Santos é superior a Leandro tanto ofensivamente quanto defensivamente. Com o meio-campo mais efetivo na marcação, especialmente com Richarlyson, ficou mais fácil o trabalho da zaga. Daniel Carvalho e Caio foram efetivos e mostram eficiência nos passes. Mas uma alternativa pedida há muito tempo é que foi o destaque. Jônatas Obina foi referência no ataque e sempre estava presente nos lances ofensivos do Galo. Mais trombador e menos técnico do que Guilherme, fez bem a função de um jogador de área e mostrou que pode mesmo ser a opção para o problema das conclusões alvinegras. Aliás, finalizações andam sendo um problema para o Atlético. Excesso de erros são comprometedores. E se ontem foram criadas várias chances, muito se devem aos espaços deixados pelo América. Nem sempre o Atlético vai ter um adversário que dê essa oportunidade. Quando aparecer a chance, o time tem que aprender a matar.

Mauro Fernandes vai ter muito trabalho para mudar a situação do América. O time cometeu erros em todos os setores. Flávio falhou no primeiro gol atleticano, a defesa e o meio-campo deram muito espaço para o Atlético trabalhar as jogadas e os meias simplesmente sumiram do jogo. Fabrício e Rodriguinho criaram pouquíssimas oportunidades para os atacantes. Alessandro foi o atacante mais efetivo do Coelho, mas assim como aconteceu em outros jogos neste Brasileirão, o time tem uma dificuldade imensa de definir. Quando sai atrás no placar, o América tem mostrado pouca força para reverter a situação. E quando tem a vantagem, não consegue manter. Na minha opinião, o América tem que começar a reforçar a defesa para iniciar a recuperação. Parar de tomar gols pode ser o primeiro passo para mudar. Enquanto ainda há tempo.

Comentários