"A camisa que não cai" na Argentina

Uma bela iniciativa de torcedores do River Plate - muito mais bacana e apaixonada do que as estúpidas imagens que todos viram da fúria que tomou conta das ruas de Buenos Aires depois do rebaixamento do clube - ganha espaço no Facebook e vai agregando vários adeptos. A ideia é que as cores e os símbolos do clube não sejam vistos longe da elite do futebol argentino.

O manifesto "A Camisa Não Cai" (La Camiste No Desciende) propõe que a histórica camisa vermelha e branca fique na primeira divisão e que, na segundona, o clube use uma faixa negra no lugar da tradicional faixa vermelha para simbolizar o luto pela queda.

Um vídeo, inclusive, foi criado especialmente para marcar esse manifesto, com diversas imagens históricas do clube. O texto que acompanha o vídeo é este abaixo, já traduzido para o português. O vídeo pode ser visto clicando aqui. Muito bacana a iniciativa. Se a moda pega...

“River, a melhor equipe da Argentina, foi-se para a B. E com isso, vêm os momentos mais humilhantes e duros que vamos viver em nossa história. Mas, apesar da tristeza, da angústia e da raiva, fiquemos tranquilos: nós temos um plano. Um antídoto. Uma cura.

Não podemos apagar o passado; mas podemos, sim, apagar o futuro. Vamos fazer com que isso que acontecerá não entre para a história, que nunca aconteça, que nada fique registrado.

Como? Muito simples: vamos deixar a camisa na Primeira. Joguemos na B com outra. Que tenha uma faixa negra cruzando o peito. Que mostre como nos sentimos por estar aonde não devemos estar. De luto.

Assim, a história do maior de todos continuará intacta. Nossos filhos e nossos netos, ninguém, verá nenhuma foto, nenhuma imagem sequer, da gloriosa faixa vermelha na Nacional B. Porque se a história do River mudou no dia em que caímos, ainda podemos fazer com ela seja escrita como nós desejamos.

Vamos apagar o futuro que não merecemos. A camisa não cai.”

Comentários