Brasil x Paraguai: uma disputa acirrada na Copa América


A seleção de Mano Menezes tem um de seus testes mais difíceis amanhã, em Córdoba, quando joga contra o Paraguai pelo grupo B da Copa América. O empate na primeira rodada e o futebol limitado mostrado contra a Venezuela na estreia deixam uma pulga atrás da orelha dos torcedores, já que o time paraguaio é bem organizado e forte na marcação. E a história do confronto entre as duas seleções na competição mostra que não existe lá um favoritisimo tão destacado assim e o Paraguai já andou fazendo das suas na Copa América.

Apesar de o Brasil ter números bem superiores ao Paraguai em várias competições, na Copa América as duas seleções já protagonizaram decisões e jogos emocionantes. A estreia paraguaia no torneio, aliás, foi contra o Brasil, em 1921, com vitória brasileira por 3 a 0.

E não demorou para acontecer uma decisão entre os dois países. Em 1922, Brasil e Paraguai precisaram de dois jogos para definir o campeão sul-americano daquele ano. Na primeira partida, empate em 1 a 1. No jogo desempate, no estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, o Brasil fez 3 a 0 e garantiu a taça.

Depois desta conquista, o Brasil ficou 27 anos sem levantar o troféu sul-americano e voltou a conquistá-lo novamente em cima do Paraguai e mais uma vez só depois de um jogo desempate, em 1949. Naquela época, todos jogavam contra todos e o Brasil precisa de um empate, em São Januário, para levantar a taça. Mas o Paraguai, de virada, fez 2 a 1 e adiou a decisão. Os paraguaios mal sabiam o que os aguardava. Novamente em São Januário, com show de Ademir de Menezes, o Brasil fez 7 a 0, maior goleada do confronto, e foi campeão.

Em 1953, o Brasil chegou novamente a um empate do título diante do Paraguai. E novamente o time guarani estragou a festa ao fazer 2 a 1 em Lima, no Peru. No jogo desempate, porém, o Paraguai fez 3 a 2, impediu os brasileiros de conquistarem seu primeiro título fora de casa e comemorou sua maior conquista até então.

Para conquistarem sua segunda e última Copa América, os paraguaios novamente tiveram que passar pelo Brasil. Em 1979, quando o torneio foi disputado sem uma sede fixa, o Paraguai venceu o primeiro jogo da semifinal em casa, por 2 a 1. No jogo de volta, no Maracanã, um empate em 2 a 2, com gol decisivo de Romerito, deu a vaga aos paraguaios, causando uma crise na Seleção Brasileira. O técnico Cláudio Coutinho foi demitido e ali começava a era Telê Santana. O Paraguai foi para a final e conquistou seu segundo título ao derrotar a Colômbia.

Os dois países ainda protagonizaram uma disputa inusitada em 1983, quando a disputa prosseguia sem sede fixa. Novamente os rivais se encontraram nas semifinais. No primeiro jogo, no Paraguai, empate em 1 a 1. A partida de volta foi em Uberlândia e terminou empatada em 0 a 0. E adivinhem de que forma foi definido o finalista? Na moedinha! Isso mesmo! O Brasil deu mais sorte e chegou à final, quando foi derrotado pelo Uruguai.

O confronto mais recente entre as duas seleções na Copa América foi em 2004, quando o Paraguai fez 2 a 1 no Brasil, a única derrota brasileira no torneio daquele ano, que terminou com a conquista do time verde e amarelo. Portanto, qualquer cuidado é pouco.

Comentários