Uma semana na capital da final da Champions League

Qualquer um que goste o mínimo que seja de futebol adoraria estar em Londres no dia 28 de maio, data da final da Champions League, quando o Barcelona fez 3 a 1 no Manchester United e foi campeão do torneio pela quarta vez. Cenário melhor ainda seria passar uma semana na capital inglesa, quando a Uefa promove uma exposição especial, normalmente em um espaço nobre da cidade (no caso, o Hyde Park), antigos jogadores participam de eventos e a cidade vive um clima de decisão e encantamento.

O sortudo Angelo Paulo Santos estava em Londres não só no dia da decisão como uma semana antes, exatamente na última rodada do Campeonato Inglês. Ele não conseguiu os ingressos para ir ao estádio, mas não deixou de curtir toda a preparação da cidade para o jogo. Abaixo, um interessante texto que reproduz o que o Angelo viveu na Inglaterra, com fotos muito bacanas e curiosidades que poucos imaginam, como a final da Champions League feminina. Confira:

"Por uma dessas coincidências raras de acontecer, estive em Londres durante toda a semana que precedeu a final da Champions League, disputada no sábado, dia 28, no tradicional estádio de Wembley, entre as espetaculares equipes do Manchester United e do Barcelona. Por isso, agucei meu “espírito jornalístico” para tentar relatar um pouco do que vi por lá.

Os primeiros dias:

Como cheguei na cidade na sexta-feira, dia 20, pude perceber claramente como o clima da final foi aos poucos envolvendo a cidade, até atingir o ápice no dia 28. Mas, nos primeiros dias, fiquei até um pouco decepcionado, pois pouco ou nada havia de referência ao jogo. Na verdade, pelo que pude ver, os ingleses mantiveram suas atenções voltadas ao seu campeonato local, cuja última rodada se realizou no domingo, dia 22.

E, pela televisão, acompanhei a cobertura ao vivo da rodada, com uma equipe no estúdio e repórteres enviados a cada um dos estádios, que “entravam” na programação sempre que um gol acontecia.... Com o título já conquistado previamente pelos Red Devils, a grande briga era contra o rebaixamento. Bem divertido, em especial porque em 20 minutos houve diversas alterações nas posições finais da tabela.

Mas, até por volta da quarta-feira, dia 25, pouco se percebia do jogo, a não ser por um ou outro torcedor portando os trajes de um dos finalistas. Afora isso, só alguns desavisados com camisas do Atlético (vi um logo ao desembarcar no aeroporto de Heathrown) e do Fluminense (em Portobello Road).... e um sujeito disposto a enfrentar a fria primavera apenas com uma camiseta da Galoucura:

Torcedor deixa a estação de metrô de Camden Town

A expectativa aumenta

Com o transcorrer da semana, o clima de final de campeonato (e que campeonato!) foi aumentando. Na Trafalgar Square, em frente à National Gallery, foram colocadas duas réplicas gigantes das bolas dos jogos.... Sim, dos jogos, no plural, pois pouca gente sabe (eu não sabia) que na quinta-feira, dia 26, seria disputada no estádio Craven Cottage, que pertence ao Fulham, a finalíssima da Champions League feminina, em um embate entre as francesas do Lyon e as alemãs do Turbine Postdam (a vitória por 2 a 0 deu o título ao time francês).

As bolas das finais masculina e feminina, na Trafalgar Square

Já no Hyde Park estava instalado o Champions Festival, um espaço com diversas atrações como um museu do campeonato, exposição dos troféus, shows, tardes de autógrafos de ídolos do passado (estive lá com Dwight Yorke, ídolo do Manchester United no final dos anos 1990 e campeão da Champions em 1999). Para quem gosta de futebol, um evento imperdível....Quem quiser saber um pouco mais sobre o festival, basta acessar http://pt.uefa.com/uefachampionsleague/final/championsfestival

O cobiçado troféu


Ronaldinho Gaúcho homenageado no museu da Champions League

O grande jogo

Aproximando-se o dia da final, tive que conviver com a frustração de não ter conseguido comprar ingresso para ir ao estádio, sentimento que felizmente não ultrapassou a emoção de poder acompanhar a partida na cidade. Desde a véspera os catalães haviam começado a chegar, preenchendo os pontos turísticos da cidade com as lindas cores do time. Acredito que a torcida do Manchester tenha chegado no próprio sábado e se dirigido para a região de Wembley, pois, nas ruas de Londres, o que vi foi uma esmagadora maioria blaugrana.

Ao fundo, torcida do Barcelona leva seu estandarte pelas ruas de Londres

Optei por assistir o jogo em um pub próximo ao hotel, que ficou lotado, com torcedores dos dois times. Exceto por um sujeito mais exaltado (curiosamente, apesar de sua paixão pelo Manchester, era italiano), o clima foi de extrema tranquilidade, um verdadeiro exemplo de tolerância mútua entre adversários. E, no final, a vitória do Barça só serviu para tornar a cidade mais bonita, com os seus torcedores levando para a rua toda a alegria latina.

Eu e Messi comemoramos o título!

Em resumo: mesmo sem ter conseguido ir ao jogo, passar uma semana na capital da Champions League foi uma experiência sem igual! Quem sabe ano que vem não volto?"

Comentários

  1. Muito legal, o que me deixa feliz é a educação das pessoas dai, pelo menos a maior parte né.

    ResponderExcluir
  2. Ô inveja desse cara viu!? Putz...

    ResponderExcluir
  3. Eu estiva em Londres entre os dias 27 e 31 de maio.
    Ví toda a movimentação das torcidas no dia do jogo.
    Não fui a Wembley por não ter conseguido ingressos, mas estive na Champions Festival no Hyde Park onde, inclusve, comprei duas camisas do Manchester.
    Faltou a camisa do Galo, que eu me esqueci, para tirar uma foto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário