Seleção sem empolgação


O jogo de ontem da Seleção Brasileira não foi uma partida, digamos, normal por 15 minutos, tempo em que o gênio Ronaldo esteve em campo se despedindo da camisa amarela. Os outros 75 valiam, sim, como teste para os demais jogadores que lutavam para garantir uma vaga entre os 22 que vão disputar a Copa América. E o fato é que o péssimo jogo só levantou mais dúvidas sobre o time de Mano Menezes, nitidamente desentrosado, sem empolgação e ainda muito confuso.

Mano não definiu ainda nem o esquema que vai usar. Nas duas últimas partidas, contra Holanda e e Romênia, entrou em campo com três atacantes, que exceção feita a alguns momentos de brilho de Neymar, pouco fez. Robinho mais firulou do que tudo, Fred e, depois, Nilmar ficaram perdidos, o mesmo valendo para Leandro Damião na partida de Goiânia.

A defesa foi alterada nos dois jogos e manteve uma performance aceitável, especialmente ontem, que teve um ataque pífio que pouco testou a equipe de Mano. Mas o meio-campo precisa ser mudado, pois nada criou contra a Holanda e teve apenas uma leve e discreta melhora ontem, com uma atuação melhor de Jádson, um meia com características mais ofensivas do que Elano. Robinho não é o jogador ideal para fazer essa função de recuar mais para criar jogadas e chegar no ataque. Quem o acompanha no Milan sabe disso.

Obviamente que cada técnico tem suas preferências e seus jogadores de confiança. Ainda mais se tratando de Seleção Brasileira, cujo milhões de técnicos acham que têm toda a razão. E eu não poderia deixar de opinar. Acho Fábio superior a Victor, Marcelo é mais lateral-esquerdo do que André Santos e Adriano, Anderson é superior a Elias, Elano cumpre bem suas funções mas é um jogador mediano para a Seleção. Nilmar, que pode não ser um grande craque, tem um histórico melhor e está em melhor fase que Fred, apesar de eu sempre ter admirado o futebol do atacante do Fluminense. Em boa forma, é um baita jogador.

A Copa América será uma boa oportunidade para dar entrosamento à equipe de Mano Menezes. Para isso, ele tem que saber qual time é o titular e, pelo pouco tempo que tem, não inventar demais. Se Ganso e Pato estiverem em forma, vão ajudar demais o treinador.

A lamentar, mesmo, o absurdo do calendário. O Campeonato Brasileiro vai estar em pleno andamento, enquanto jogadores de times de ponta estarão na Copa América. O Santos não terá Elano, Neymar e Ganso. Fred desfalca o Flu e Lucas, o São Paulo. O Grêmio vai ter que se virar sem Victor. Ainda temos muito o que aprender mesmo.


Confira a convocação:

Goleiros:
Julio César (Internazionale)
Victor (Grêmio)

Laterais-direitos
Maicon (Internazionale)
Daniel Alves (Barcelona)

Zagueiros
Lúcio (Internazionale)
Thiago Silva (Milan)
Luisão (Benfica)
David Luiz (Chelsea)

Laterais-esquerdos
André Santos (Fenerbahçe)
Adriano (Barcelona)

Volantes
Ramires (Chelsea)
Sandro (Tottenham)
Lucas (Liverpool)
Elias (Atlético de Madrid)

Meias
Elano (Santos)
Lucas (São Paulo)
Jadson (Shakthar Donetsk)
Paulo Henrique Ganso (Santos)

Atacantes
Pato (Milan)
Robinh (Milan)
Neymar (Santos)
Fred (Fluminense)


Comentários

  1. Mano ganhou fama por tirar o Grêmio e o Corinthians da Segundona. O Corinthians, por força do seu poder econômico ia sair de qualquer jeito. Já o Grêmio quem viu a Batalha dos Aflitos sabe que o time não mereceu ganhar aquela partida, foi o Náutico que perdeu.

    Então, que grande mérito tinha o Mano para ser técnico seleção? É melhor do que o medíocre Dung, mas não se compara ao Muricy.

    ResponderExcluir
  2. Mano Menezes foi campeão invicto do Campeonato paulista e campeão da Copa do Brasil, ambos pelo Corinthians.

    O Corinthians foi campeão da 2ª divisão com "N" rodadas de antecedência, então o comentário que me precede carrega uma enorme tom discriminatório.

    Mas na seleção o Mano está meio perdido mesmo. O que Robinho está fazendo lá? Aonde já se viu atacante que não sabe finalizar? Chuta que nem moça. Sem contar que ele sempre busca ocupar, no ataque, o mesmo lugar que o André Santos ocupa, o que deixa o lateral sem opção senão recuar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário