Os desafios de Cruzeiro e América no final de semana





Cruzeiro e América são os times mineiros que estarão em campo neste final de semana pelo Campeonato Brasileiro. Ambos jogam "fora de casa". O Cruzeiro amanhã, contra o Fluminense, no Engenhão, e o América domingo, contra o Internacional, em Campo Grande-MS, erro sobre o qual falarei logo mais. O Atlético fecha a rodada em jogo isolado, em Sete Lagoas, contra o São Paulo, na quarta-feira.

Cruzeiro
Por causa desses absurdos que apenas o calendário brasileiro é capaz de fazer, a Seleção Brasileira joga no mesmo dia que existe uma rodada da principal competição nacional. O resultado é que os clubes são prejudicados quando um jogador é convocado. No caso do Cruzeiro, Fábio e Henrique são fora, perdas substanciais, especialmente a do goleiro. O Flu não terá Fred. Absurdo maior vai ser na Copa América, em julho, quando os times poderão ficar várias rodadas sem suas principais estrelas. O assunto calendário é extenso e volto a abordar o tema em breve.

Cuca faz mistério, mas pelo menos deu a entender que não vai insistir no esquema com três atacantes, que nitidamente não deu resultado no jogo contra o Palmeiras. Com a escalação de Wallyson e Thiago Ribeiro e com dois meias criativos e com bom poder de conclusão, Montillo e Gilberto (este na posição em que rende mais e onde é diferencial), a tendência é não só melhorar a produção ofensiva como facilitar o trabalho dos volantes. Se jogar e estiver bem fisicamente, Fabrício acrescenta muito ao time e faz a aproximação dos meias com qualidade. O caminho para vencer o Flu está aí. Na manutenção de dois meias criativos e dois atacantes. A zaga, com Victorino, fica mais segura. Um bom desempenho do time dará mais tranquilidade para o goleiro Rafael. As laterais, ainda funcionando na base da impovisação, são um problema. Mas este só será solucionado quando Vítor começar a ser testado e um lateral-esquerdo de ofício assuma a posição.


América
O América errou feio ao optar por mandar jogos fora não só de Belo Horizonte, como de Minas Gerais. Os exemplos de erros recentes estão aí para serem vistos e revistos. Não faz muito tempo que o Paraná decidiu mandar seus jogos contra os times paulistas no interior do Paraná, uma região formada por... são-paulinos, corintianos e palmeirenses. O resultado todo mundo viu. E enfrentar o Internacional em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, um estado que abrigou milhares de gaúchos, é, definitivamente, jogar fora de casa.

Pelo menos o Coelho vai ter a volta de Marcos Rocha, já livre de suspensão. Jogador fundamental no apoio americano, pode ter seu trabalho facilitado pela provável escalação de três volantes, Gláuber, Amaral e Leandro Ferreira. Dudu, suspenso, fica de fora e espero que o meio-campo americano bata menos com a ausência do Pitbull. Rodriguinho na meia é sinal de mais velocidade. Resta saber se o ataque vai corresponder à agilidade que o meio vai ganhar. O América ainda está se estruturando no campeonato, mas fez partidas razoáveis até agora. O Inter tem mais pressão, não terá Leandro Damião e precisa de vencer. Se o Coelho souber aproveitar esse momento de instabilidade do Colorado, pode arrancar pontos do rival. Pena que decidiu jogar longe de casa.

Comentários