Os 103 anos do Villa Nova e uma dica de leitura




Hoje, 28 de junho, é aniversário do tradicional Villa Nova, o famoso Leão do Bonfim, que chega aos 103 anos. Recentemente, tive o prazer de ler um livro espetacular sobre o clube de Nova Lima, que deixo aqui como uma dica para aqueles que se interessam não só pelo clube como também pela história do futebol, em especial o mineiro. O "Almanaque do Leão do Bonfim", lançado pelo jornalista Wagner Augusto, uma edição que teve também o trabalho de pesquisa de Rodrigo Rodrigues e Henrique Ribeiro, apresenta um minucioso relato de todos os jogos da história do clube, entre 1908 e 2010.



São 2.852 fichas, com escalações do Villa e do adversário, público, renda, árbitros e assistentes, sempre acrescidos de detalhes como regulamentos dos campeonatos, curiosidades específicas das partidas e mais de 200 fotos históricas, como as que mostram cópia de estatuto, registros de Nova Lima no início do século passado, troféus, Castor Cifuentes, o presidente espanhol do clube, que deu nome ao estádio e ingressos, entre outras imagens. Cada temporada tem um texto de introdução que contextualiza a época, a forma como eram jogados os campeonatos e outros detalhes. Isso sem falar em jogos chamados "especiais", aqueles que mostram partidas do time B, da equipe master, confrontos pelo antigo Torneio Início, jogos-treino e afins.



Os fãs de números podem se deliciar com as estatísticas que fecham o livro, como quem mais jogou, os maiores artilheiros, os números contra cada um dos 326 adversários, as maiores vitórias e derrotas, públicos, a lista com os 1.327 atletas que vestiram a camisa do Leão, recordes, técnicos e times-base.



O mesmo Wagner Augusto já havia publicado o livro "Villa Nova: 100 anos de Glória em Vermelho e Branco", que retratou o centenário do clube em 2008. A obra também é uma referência muito importante sobre os primórdios do futebol em Minas Gerais e traz dados, inclusive, sobre a cidade de Nova Lima, em detalhes que até mesmo eu, um belo-horizontino, que nasceu e cresceu na cidade ao lado, não sabia.



O "Almanaque do Leão do Bonfim" pode ser adquirido com o próprio autor, pelo e-mail wagneralvares@yahoo.com.br ou pelo telefone (31) 9948-5513. Vale a pena.








Comentários