O acerto da manutenção de Cuca



A diretoria do Cruzeiro acertou ao manter Cuca no comando da equipe. Continuo batendo na tecla de que o time não é ruim, fraco ou mal treinado apenas porque teve resultados ruins em quatro jogos no Campeonato Brasileiro ou porque foi eliminado de forma grotesca da Libertadores. A competição sul-americana já é passado, acabou. A reação no Brasileirão é questão de tempo. Óbvio que os pontos perdidos agora, que são muitos, serão difíceis de ser recuperados. Mas daí a não imaginar que o time vá engrenar é uma outra história.

O balanço de Cuca, em números, é positivo. Foram 59 jogos, com 37 vitórias, 10 empates e 12 derrotas. Para quem gosta de dados percentuais, são 68,36% de aproveitamento. Pegou um time que estava arrasado após a eliminação na Libertadores do ano passado e o levou ao vice-campeonato brasileiro. E foi campeão mineiro. Ok, o estadual é um campeonato mais fraco mesmo, mas ninguém quer perder, né?

Um trabalho de longo prazo, com o profissional tendo a oportunidade de moldar uma equipe, é fundamental. O próprio Cruzeiro teve como conferir isso ao deixar Adílson Batista durante um bom tempo. É uma característica que os clubes brasileiros precisam aprender a cada vez mais usar.

No sábado, o time esteve longe de fazer uma atuação de primeiro nível, mas foi melhor do que o Santos. A tendência é que o time tenha uma fase de crescimento. Fabrício jogou mais tempo e dá mais qualidade ao meio-campo e Anselmo Ramon continua me surpreendendo. A zaga vai ficar um tempo sem Victorino, o que é um problema, mas um pouco mais tranquilo de ser contornado. Alguns erros terão que ser corrigidos, especialmente a transição de um setor para o outro. A bola ainda sai com dificuldade da defesa para o meio-campo e deste para o ataque. Com Cuca mantido, a possibilidade de realmente crescer no Campeonato Brasileiro passa a ser maior.

Comentários

  1. O Brasil poderia copiar times da Europa que mantém o técnico.Pois tudo que ocorre é o técnico.O jogador tá desmotivado recebendo muito e a culpa é do técnico.O jogador não acerta finalização e a culpa é do técnico.Jogador tá insatisfeito recebendo bem e em dia e a culpa é do técnico, o jogador não quer entrar em forma e a culpa é do técnico.
    Só no Brasil que eu vejo que o treinador tem que ficar paparicando jogador para ver se ele joga.
    Os times precisam ser mais profissionais e entender que a maioria das coisas ruíns que os times produzem são por culpa dos jogadores e não dos treinadores.Vide o Galo, só foi mandar dois jogadores importantes embora que o time começou a adquirir uma forma mais consistente e interessante de jogar, com ofensividade e organizção.Ou seja, só foi mandar embora dois jogadores que contribuiam negativamente para equipe, que o trabalho do Dorival consegui ser evidenciado.
    sou atleticano, mas acho que a mentalidade da maioria dos times têm de ser mudada como ocorreu no Galo.

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo, a manutenção do técnico foi positiva e seus números até aqui são muito bons. O Cruzeiro passa por um momento de instabilidade mas tem tudo para voltar a vencer. Acho que outra coisa que vem prejudicando bastante são as contusões.

    ResponderExcluir

Postar um comentário