Joel Santana no Cruzeiro. Vai dar certo?



A pergunta que vários cruzeirenses se fazem neste momento é se Joel Santana vai dar certo como treinador do clube. A dúvida procede. Na minha opinião, Joel não tem o perfil do Cruzeiro. Acho, inclusive, que no mercado tinha uma opção bem melhor, que é Celso Roth. Joel é uma figura, super simpático, capaz de frases de efeito e com capacidade de amenizar o clima instável na Toca da Raposa.

Em um primeiro momento, acho que Joel vai conseguir, sim, mudar o clima no clube, marcado por situações desagradáveis em 2011, coisas que poderiam ter sido resolvidas internamente, como o atrito entre Roger e Gilberto, a insatisfação de Diego Renan e as declarações de Fabrício, incomodado por não ter sido relacionado para a partida contra o Fluminense. O primeiro reflexo disso foi a declaração, desnecessária, de Roger, que torce para que o bom astral volte à Toca da Raposa. Será que ele queria dizer que o astral era ruim pelos maus resultados ou que Cuca não conseguia manter um bom clima?

Joel é bom de papo, vai unir o grupo e pode começar a fazer o time jogar pelo seu técnico. A defesa pode ser o foco inicial e ajustes no setor serão feitos. A mudança de treinador dará um ânimo extra ao time, que pode em poucas rodadas se recuperar e crescer no Campeonato Brasileiro. A questão é se o trabalho de Joel terá consistência ao longo do tempo.

Historicamente, Joel Santana é muito mais um motivador do que um formador de equipes, um treinador tático lembrado por ter montado grandes equipes. Se a torcida jogar junto com ele e alguns jogadores começarem a mostrar um bom futebol, Roger, inclusive, o Cruzeiro pode reagir.
Não custa lembrar que se Joel for bem no Cruzeiro me surpreenderá. Tirando trabalhos pontuais e de curto prazo nos quatro grandes times cariocas, Joel conquistou um Campeonato Baiano e teve passagens muito apagadas em São Paulo (Corinthians) e no Rio Grande do Sul (Inter). Resumindo: foi bem no Rio de Janeiro e é reconhecido mais por conquistas estaduais do que por grandes campanhas nacionais.

Ainda continuo sendo contra mudanças de treinadores, ainda mais com campeonatos em andamento. O balanço de Cuca foi muito bom, pegou um time arrasado pela eliminação na Libertadores e levou ao vice-campeonato brasileiro, fez grandes jogos na competição sul-americana e foi campeão mineiro. O time do Cruzeiro continua sendo um bom time, mas que precisa de reforços pontuais para o banco de reservas. A equipe titular, entrosada e com vontade, é boa e pode, sim, mudar a fase ruim. Joel Santana terá papel fundamental nisso. A princípio, emocionalmente. Tecnicamente e taticamente, só o tempo dirá.

Comentários

  1. Acredito que o que mais falta no Cruzeiro é um bom Gerente de Futebol para resolver problemas internos. Coisa que o Maluf fazia excelentemente bem e os Perrelas dispensou. Será que no Cruzeiro não tem ninguém para ir contra os Perrelas?

    ResponderExcluir
  2. Que Maluf o quê?

    Aquele era e é um grandissíssimo enganador! Dimas tem feito um ótimo trabalho. Esse Maluf tá enterrando as galinhas com suas contratações erradas...
    Parem de reparar o gramado do vizinho.

    ResponderExcluir
  3. A primeira entrevista dele :


    "A situation não é good, mas vamos buscar que the players joguem very nice, to the left, to the right and... and...and to the midle, from behind."

    ResponderExcluir
  4. Pessoal

    site mto bom pra quem gosta de ficar antenado no que acontece com o seu time!
    todos portais em um só lugar
    www.mundobola.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário