Brasil x Holanda: mais uma pedra no sapato dos pentacampeões

Sábado a Seleção Brasileira volta a campo e enfrenta uma histórica pedra no sapato, a Holanda, responsável pela última eliminação da Seleção em uma Copa do Mundo. O amistoso, que vai acontecer no estádio Serra Dourada, em Goiânia, marca exatamente o reencontro com o time de Sneijder, autor dos dois gols da Laranja Mecânica nas quartas-de-final da Copa da África do Sul. Se serve como incentivo, o meia da Internazionale não vai jogar a partida.

A Holanda é um dos países que mais causaram eliminações ao Brasil na história das Copas do Mundo. Exceção feita à França, que já causou três decepções aos brasileiros em Mundiais, (1986, 1998 e 2006) a Holanda está no mesmo patamar de rivais históricos como Itália (1938 e 1982) e Argentina (1978 e 1990), que já despacharam o Brasil duas vezes.

A primeira decepção aconteceu em 1974, quando o time comandado por Rinus Michels atropelou a seleção comandada por Zagallo, então tricampeã do mundo. Os 2 a 0 foram um marco da geração brilhante comandada por Cruyff, que, coisas do futebol, não foi brindada com um título mundial. Depois de eliminar o Brasil, a Holanda perdeu a final para a Alemanha. O time de Zagallo ficou em quarto lugar no Mundial, ao perder a decisão do terceiro lugar para a Polônia.

No ano passado, o time de Dunga começava a engrenar no torneio, quando deu de cara com a Holanda de Sneijder. A equipe brasileira estava até bem na partida, saiu na frente com um gol de Robinho no primeiro tempo e, de repente, deu um branco. Julio Cesar falhou, Felipe Mello foi expulso e tudo ruiu. Os dois gols de Sneijder acabaram com a Era Dunga e causaram mais uma eliminação brasileira pelo time laranja.

Em Copas do Mundo, porém, o Brasil tem também duas histórias boas para contar em jogos contra a Holanda. Nas semifinais de 1998, na França, um jogo dramático marcou a classificação brasileira para a final contra os donos da casa. Em Marselha, 1 a 1 no tempo normal, gols de Ronaldo e Kluivert, este quase no final da partida. A vaga foi definida só nos pênaltis, quando a estrela de Taffarel brilhou e o Brasil seguiu para a decisão em Paris, quando foi atropelado pelo time de Zidane.

Mas quatro anos antes, não teve para ninguém. No auge da geração que levou o Brasil ao tetra, Romário comandou o time nas quartas-de-final em Dallas, no melhor jogo daquele time e daquela Copa de 1994. Os 3 a 2, marcados pela comemoração embala neném de Bebeto, por um golaço de bate pronto de Romário e pela patada de Branco em uma cobrança de falta deram força e confiança ao contestado time de Carlos Alberto Parreira, que arrancou dali para chegar ao título contra a Itália.

A história do Brasil contra a Holanda nas Copas do Mundo foi tema hoje do meu quadro "Histórias da Bola", apresentado no Minas Esporte, da Bandeirantes. Para ver o quadro e relembrar de gols históricos do confronto entre Brasil e Holanda, clique aqui. Para conferir todos os jogos entre brasileiros e holandeses, veja a lista abaixo.

Jogos entre Brasil e Holanda têm mais rivalidade do que muitos pensam. O amistoso de sábado não vale classificação para nenhum torneio, mas serve como teste para a equipe de Mano Menezes, ainda em formação. E podem ter certeza, para muitos vai ter um gostinho de revanche. A base da seleção que vai jogar a Copa América foi convocada para esta partida e para a de terça, que vai marcar a despedida de Ronaldo, contra a Romênia, em São Paulo. Para relembrar a convocação e a minha opinião sobre a lista de Mano, clique aqui.

Confira a lista de jogos entre Brasil x Holanda:

1 - Brasil 0 x 1 Holanda, 1963, em Amsterdã, amistoso.
2 - Brasil 0 x 2 Holanda, 1974, em Dortmund, Copa do Mundo.
3 - Brasil 1 x 0 Holanda, 1989, em Roterdã, amistoso.
4 - Brasil 3 x 2 Holanda, 1994, em Dallas, Copa do Mundo.
5 - Brasil 2 x 2 Holanda, 1996, em Amsterdã, amistoso.
6 - Brasil 1 x 1 Holanda, 1998, em Marselha, Copa do Mundo.
7 - Brasil 2 x 2 Holanda, 1999, em Salvador, amistoso.
8 - Brasil 3 x 1 Holanda, 1999, em Goiânia, amistoso.
9 - Brasil 2 x 2 Holanda, 1999, em Amsterdã, amistoso.
10 - Brasil 1 x 2 Holanda, 2010, em Porto Elizabeth, Copa do Mundo.

Além desses dez jogos, o Brasil venceu a Holanda por 5 a 1 na Olimpíada de 1952, em Helsinque, e fez 5 a 0 no Ajax, em 1979, em um amistoso no Morumbi.


Comentários