Swansea, o galês da primeira divisão inglesa





O Swansea é o integrante da Premier League, a primeira divisão do Campeonato Inglês, que não é inglês. Os Swans (cisnes, em português), na verdade, são do País de Gales, pequenino país integrante do Reino Unido. Para chegar à primeira divisão, o Swansea, que terminou em terceiro lugar na Championship (segundona inglesa) da temporada 2010/2011, eliminou nos play-offs o Nottingham Forest e o Reading. Seu maior destaque é Scott Sinclair, ex-Chelsea. O jovem jogador, de 23 anos, disputou pouquíssimas partidas pelos Blues e chegou ao Swansea em 2010. Sinclair já participou das seleções sub-17, sub-18 e sub-19 da Inglaterra. E vai participar dos Jogos Olímpicos pela seleção da Grã-Bretanha.

A participação na última temporada, quando fez bonito e terminou em 11º lugar, sem risco de queda, não foi a primeira vez que o Swansea disputou a primeira divisão. Na temporada 1981/1982, os galeses fizeram bonito. Exatamente em sua temporada de estreia, chegou em 6º lugar, uma campanha memorável, com direito a vitórias sobre Manchester United, Liverpool, Arsenal e Tottenham, além de uma goleada de 5 a 1 sobre o tradicional Leeds United, que continua amargando a segundona.

Mas o sonho do Swansea durou pouco. Na temporada seguinte, 1982/1983, o time ficou em 21º lugar e voltou para a segunda divisão. A partir daí, oscilou entre a quarta, a terceira e a segunda divisões. Sequência quebrada apenas com a subida para Premier League.

O Swansea recebe os grandes do futebol inglês no Liberty Stadium, que tem capacidade para pouco mais de 20 mil pessoas. A curiosidade é que o Swansea divide o espaço, desde 2005, com um clube de rugby, o Ospreys. Antes, o Swansea jogava no Vetch Field. O clube foi fundado em 1912 como Swansea Town e hoje seu nome completo é Swansea City Association Football Club.

O maior rival do Swansea é o também galês Cardiff, time da capital do País de Gales e que também joga a Championship. O rival dos Swans, fundado em 1899, porém, já jogou 15 vezes a primeira divisão inglesa, a última delas na já distante temporada de 1961/1962.

A camisa do Swansea é branca, assim como os calções e meiões. Abaixo, a foto da camisa do Swansea da minha coleção particular, da temporada 2008/2009.

Comentários

  1. Swansea é tr00 demais! Subiram da League One de maneira fodona e sempre veio fazendo boas temporadas na Championshiop.

    E ainda são mais simpáticos que o Cardiff, haha.

    ResponderExcluir
  2. Faltou falar mais do que motiva a rivalidade entre Swansea e Cardiff. É uma história interessante de rivalidade entre cidades. Li na FourFourTwo Brasil a respeito...

    ResponderExcluir
  3. Em um próximo post eu vou abordar esse assunto. Neste, o objetivo era falar um pouco mais do clube.
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário