Manchester, a capital do futebol inglês



O sábado foi um dia histórico para a cidade e para o futebol de Manchester. Os dois clubes da cidade, o United e o City, conquistaram um feito jamais visto na história do futebol inglês: dois títulos no mesmo dia! O United é o novo campeão inglês, enquanto o City venceu a Copa da Inglaterra, segundo torneio mais importante do país. Os dois já foram campeões no mesmo ano (na temporada 1967/68, o City foi o campeão inglês, enquanto o United foi campeão europeu), mas no mesmo dia se trata de um feito inédito.

A conquista do Manchester United não é simplesmente mais um Campeonato Inglês. O empate em 1 a 1 com o Blackburn fora de casa ontem significa o 19º título inglês da história do clube, que agora é o maior campeão nacional de todos os tempos, superando os 18 conquistados pelo Liverpool, rival histórico. As duas cidades, aliás, ficam a pouco mais de 50 quilômetros de distância.

Mais do que uma marca histórica e ultrapassar um rival, a conquista expõe incríveis números do técnico Alex Ferguson, no comando do Manchester United desde novembro de 1986. No mesmo período, só como exemplo, o City teve 17 técnicos, o Chelsea, 15, o Liverpool, 8, e o Arsenal, 7. Quando assumiu o United, Alex comandava apenas o quarto maior campeão da história do Campeonato Inglês. O Liverpool tinha 16 títulos, enquanto Arsenal e Everton tinham 8. O Manchester tinha a mesma quantidade de conquistas do Aston Villa, 7. Em 1990, quando o Liverpool atingiu a marca de 18 conquistas, Arsenal e Everton já tinham 9.

Mas, de 1990 para cá, Alex Ferguson conquistou nada menos do que 12 títulos ingleses, contra quatro do Arsenal, três do Chelsea e um de Leeds e Blackburn. Na Premier League, criada em 1992/1993, o United jamais ficou abaixo do terceiro lugar. São quatro vezes mais títulos (12) do que Arsenal e Chelsea (3). Além disso, Ferguson levantou quatro Copas da Liga Inglesa e cinco Copas da Inglaterra, torneio, aliás, que o Manchester United também é o maior campeão, com 11 taças. Isso sem contar, claro, as conquistas internacionais, em especial as duas Champions League, assunto que vai voltar depois aqui no blog.

Se o Manchester United lidera as estatísticas inglesas, em número de títulos do país, se serve de consolo, tem a cidade de Liverpool na ponta. São 27 títulos contra 21 de Manchester. Londres é a terceira cidade mais campeã inglesa da história, com 19.

Copa da Inglaterra
A conquista do Manchester City ontem significa muito para o clube, que não levantava um troféu importante desde 1976, quando festejou a Copa da Liga Inglesa. A vitória de 1 a 0 sobre o Stoke City em Wembley, cujos detalhes podem ser conferidos na arte de Frederico Machado, acima, deu a quinta Copa da Inglaterra aos Citizens e os recolocou no cenário nacional, começando a fazer jus às contratações milionárias feitas pelos novos donos do clube nos últimos anos. A recolocação continental vai começar a ser conferida na próxima temporada, quando o clube vai jogar a Champions League, provavelmente com mais contratações de peso.

A Copa da Inglaterra tem um grande significado para os ingleses e é uma instituição do futebol mundial. Se trata da competição mais antiga da história do esporte. Para saber mais sobre a história da Copa, com todos seus campeões e curiosidades, clique aqui. A partir dessa conquista, o Manchester City pode se reerguer e disputar títulos ainda mais importantes. O que torna o futebol inglês ainda mais atraente, com mais equipes disputando o campeonato na parte de cima da tabela e com chances de sucesso nas competições européias.

Comentários