Galo entra de cara nova no Brasileirão




O Galo estreia amanhã no Campeonato Brasileiro contra o Atlético-PR ainda em fase de reconstrução. De um início de ano em que todos sonhavam com títulos e com uma equipe entrosada com jogadores do porte de Obina, Diego Souza e Tardelli jogando em alto nível, muita coisa mudou em cinco meses. O Atlético perdeu não só esses três jogadores, como viu Daniel Carvalho, outra esperança, pouco jogar, Richarlyson pouco apresentar e contratações como Toró e Jobson nada acrescentar. Nesse meio tempo, o time foi eliminado pelo Grêmio Prudente na Copa do Brasil e perdeu a decisão do Campeonato Mineiro para o Cruzeiro.

O clube fez boas contratações, especialmente o atacante Guilherme e o volante Dudu Cearense, e mostrou uma recuperação considerável na reta final do Estadual. Crescimento movido, principalmente, pelo encaixe do meio-campo, com Fillipe Soutto, Serginho, Renan Oliveira e Giovanni Augusto. Destes, apenas Renan Oliveira, a meu ver, deve esquentar o banco. Teve chances e manteve seus altos e baixos.

No momento em que o meio-campo cresceu, a zaga, formada por Réver e Leonardo Silva mostrou um melhor futebol, Renan Ribeiro ficou mais seguro e os laterais Patric e Guilherme Santos passaram a ser mais protegidos. Resultado: melhores jogadas pelas laterais e bola chegando mais redonda no ataque. Magno Alves também cresceu e, com toques de primeira e bons deslocamentos, foi referência no setor. Vai ganhar e muito com a chegada de Guilherme, um atacante propriamente dito, capaz de dar mais opções para a equipe.

Dudu Cearense pode ocupar a vaga de Renan no meio-campo e fazer com mais qualidade a ligação da defesa com o ataque, auxiliando na parte defensiva e chegando para marcar gols na frente. A tendência é que o futebol de Giovanni Augusto cresça. Ainda faltam mais opções no banco de reservas. As laterais não têm reservas à altura e jogadores que podem mudar a história de uma partida ainda precisam aparecer no elenco alvinegro. Berola e Marquinhos Cambalhota, se der certo, são opções razoáveis para o ataque. Mancini seria opção para os dois setores, preferencialmente vindo de trás, no meio-campo.

Em um campeonato longo, com suspensões e contusões, o elenco vai precisar de mais gente. Por outro lado, Dorival Júnior mostrou qualidade ao fazer uma equipe abalada mostrar futebol, mesmo sendo montada com o Mineiro em andamento. Se engrenar e for reforçado em algumas posições carentes, o Atlético pode disputar um bom campeonato. Falar em título é exagero e uma previsão realista é que o time fique entre o 5º e o 8º lugar. Em caso de superação e de um futebol melhor do que mostrou até agora, pode até cogitar pensar em uma vaga na Libertadores.

Comentários

  1. Boa Fred!
    COncordo perfeitamente! achei até arriscado falar em um intervalo de posições tão curto como 5º a 8º, tendo em vista que como vc disse, emcomunhão com o que oensa o Dorival, o time está sendo NOVAMENTE montado. São jogadores de qualidade,como Guilherme e Dudu Cearense. As contratações para o meio foram as melhores, já acompanhei este volante Gilberto, sempre teve uma boa produtividade, mas é uma aposta. Outros clubes também fazem apostas como o Cruzeiro até memso com Ramires, e recentemente com o Henrique. Mas acredito que o Atlético está bem servido para o setor, com Rycharlisson, a revelação Felippe Soutto, DUdu,Giovanni Augusto, Serginho, Gilberto. E não vejo tantos times na frente do Galo. Agora a nossa lateral...em relação ao banco,estamos perdidos!
    Ta pereita a análise, mas por tudo que o dorival jámostrou e a qualidade de alguns elementos que se estiverem bem, como o dud e o guilherme, podemos cogitar a Libertadores mesmo!

    Abraço!

    Wagner Fernandes!

    ResponderExcluir
  2. O Galo já começa com 5 desfalques, Dorival até disse no AE que é ruim para ele. Mas o Dorival vai saber arrumar o time certinho e vamos iniciar bem o Campeonato Brasileiro.

    GAAAAAALOOOOOO

    ResponderExcluir
  3. Achei muito boa sua análise e quem sabe por não ser um time tão badalado possamos ter uma surpresa, mas com final diferente de 2009, Campeão! Dorival tem muita competência! Vamos Galo! @galo_emfoco

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a análise Jota! Só acho que esse ano vai ser no mínimo a vaga na Libertadores! Vamos em busca do título! Gaaaaalooooo

    ResponderExcluir

Postar um comentário