Belo início de campeonato do Atlético





O torcedor atleticano tem motivos para estar feliz com a estreia no Campeonato Brasileiro. Tinha um bom tempo que o Atlético não se impunha com tamanha tranquilidade em um jogo de Brasileirão como fez sábado contra o frágil Atlético-PR. Venceu com autoridade e com qualidade. Os 3 a 0 motivam a equipe que, como falei aqui na minha análise do time para o torneio, pode, sim, pensar em voos mais altos. Se impor contra times de qualidade técnica inferior é fundamental em uma competição longa como o Brasileirão. Não são poucos os exemplos de times que tropeçaram em adversários mais fracos e ficaram longe de disputas por títulos ou vagas em competições sul-americanas. Isso sem falar das brigas contra o rebaixamento. Sábado que vem, o Galo enfrenta o Avaí, outro que não é nenhuma maravilha. Boa chance para arrancar bem no torneio. Veja mais detalhes do jogo na arte de Frederico Machado, acima.

Sábado, a opção por três volantes foi acertada. Com Fillipe Soutto muito bem, Richarlyson protegendo a defesa com qualidade e Toró auxiliando a marcação, Giovanni teve mais espaço para criar. Foi dele o passe preciso para Toró abrir o placar, inclusive. Técnico e habilidoso, Giovanni participou de várias ações ofensivas do time e, ainda assim, deu combate em alguns momentos. Para mim, Dudu Cearense tem vaga no time e Renan Oliveira tem que continuar fora. O esquema com três volantes, sendo um com características mais ofensivas, como é Dudu, pode liberar mais Giovanni para brilhar ainda mais.

O reflexo apareceu na boa produção do ataque. Magno Alves se movimentou bem e foi preciso nas conclusões. Não apaga o vacilo da final do Mineiro, mas prova que é um bom jogador, muito útil. Guilherme ainda está fora de forma, mas é muito claro que, tecnicamente, é um jogador de bom nível. No jeito de matar a bola, na forma como abre espaços e nos toques inteligentes fica evidente que, com ritmo de jogo, pode ir muito bem no Brasileirão.

Na defesa, mais uma vez Réver mostrou futebol de alto nível, muito seguro. Patric cumpriu bem suas funções, enquanto Werley, um pouco afoito, foi regular, mas não comprometeu. O mesmo vale para Leandro, nitidamente fora de forma. A grande surpresa para todos foi Gilberto. Apesar de jogar pouco tempo, o ex-jogador do Marcílio Dias mostrou desenvoltura e qualidade nos desarmes. Claro que deve ser observado em outras oportunidades para que todos possam ter uma real visão das suas possibilidades. Mas a primeira impressão foi muito boa. Tanto dele como do time em geral.




Comentários

  1. Ótima análise, o Galo jogou muito bem. 3 x 0 BONITO!

    ResponderExcluir
  2. Vitória muito tranquila.

    O time parece que joga junto a pelo menos uns 6 meses. Peças bem encaixadas tanto na marcação quanto em investidas ofensivas mostraram um Galo muito centrado e que, se continuar nesse ritmo, tem muito a crescer no campeonato.

    abs

    ResponderExcluir
  3. Bela análise Fred.
    Estive na Arena e gostei do que vi. Dorival encontrou ótimas alternativas para os desfalques que teve. Ganhou também uma variação tática. O Galo terminou o mineiro jogando no 4-2-3-1 e nesta partida com a ausência do RO, o Galo jogou no 4-3-2-1 e deu certo.
    Ainda insisto que o Galo precisa de reforços se quiser brigar por algo maior, mas que este time é bem treinador é!

    ResponderExcluir

Postar um comentário