América: para ficar na Série A ou não?



O maior sonho do América era chegar ao seu Centenário, que será comemorado em 2012, na Série A do Campeonato Brasileiro. Chegou um ano antes e hoje corre sério risco de não se manter. O time é muito bom para jogar o Campeonato Mineiro, mas limitadíssimo para encarar um campeonato nacional longo, com times melhores e mais acostumados à competição.

O Coelho demorou demais para contratar e formar seu elenco. O time estreia daqui a dois dias e muitos dos jogadores contratados sequer jogaram com seus novos companheiros. Em média, são jogadores experientes, mas em baixa, como Anderson, ex-Cruzeiro e ex-Corinthians, ou jovens que não se firmaram, como Carleto, ex-Santos e ex-São Paulo.

Com uma torcida que não comparece em peso e que deveria ser mais participativa, o América conta com o entrosamento da base do time e do bom comando de Mauro Fernandes. A equipe se mostrou mais coesa com três zagueiros, o que permite as subidas de Marcos Rocha e mais liberdade para Leandro Ferreira. No ataque, a chegada de Alessandro pode tirar um pouco do peso das costas de Fábio Júnior. Porém, para ser melhor abastecido, a dupla de atacantes tem que ser melhor abastecida. Irênio, Camilo e Netinho são meias muito irregulares. Resumidamente, o perfil do elenco ainda é um perfil com cara de Série B.

A meta é a permanência na Série A e isso é inegável. O início do campeonato, quando muitos times ainda se ajustam, pode ser o momento do América somar alguns pontos e tirar um eventual peso que pode pintar no futuro. Vai ter que mostrar mais do que já mostrou até agora em 2011.

Comentários