A rodada final da primeira fase do Mineiro



A primeira fase do Campeonato Mineiro chega ao final no domingo, com seis jogos, todos no mesmo horário, quando serão definidos os rebaixados, os classificados para a Série D e a ordem dos quatro primeiros, que vão fazer as semifinais a partir do outro final de semana. Na minha opinião, nada vai mudar, ou seja, as semifinais serão entre Cruzeiro e América-TO e Atlético e América. Os rebaixados devem ser mesmo Funorte e Democrata-GV. Vamos ao palpitão e aos motivos pelos quais eu acho que tudo vai ficar do jeito que está.

Em Uberaba, o Cruzeiro não vai perder a chance de garantir o primeiro lugar. O time da casa está mal, não almeja mais nada e a Raposa está voando. Se empatar, o Cruzeiro só perde o primeiro lugar se o Atlético descontar uma diferença de nove gols no saldo. Cuca (foto acima) não vai querer facilitar e perder a vantagem na fase decisiva. Cruzeiro vence no Triângulo.

Pressionado e em reconstrução, o Atlético pega em Sete Lagoas o arrumado time do América de Teófilo Otoni, que já está classificado. O que vier para o time do interior agora é lucro. Tecnicamente, o Galo é superior e, além disso, tem que dar uma satisfação à torcida depois de tantos jogos ruins. Não vai ser fácil, mas o Atlético vence.

O time de Teófilo Otoni já está garantido na Série D do Campeonato Brasileiro e resta apenas uma vaga para Minas Gerais, que deve ser do Villa. O time de Nova Lima precisa de um empate para se garantir e recebe o América, que sempre joga bem fora de casa e ainda sonha com o segundo lugar. Com os dois times com interesse no jogo, aposto em um empate.

O outro time que ainda pode sonhar com a Série D é o Tupi, que tem que vencer o Ipatinga fora de casa e ainda torcer para o Villa perder do América. Além disso, tem que tirar a diferença de gols, que é favorável ao time de Nova Lima. Como o Ipatinga precisa de apenas uma vitória para se salvar do rebaixamento, não vai perder essa chance. Dá Ipatinga, que fica na elite e tira o Tupi da Série D. Outros dois desesperados são Funorte e Democrata, que se enfrentam em Montes Claros. A situação deles é trágica. Dá Funorte, mas ambos morrem abraçados e caem.

O outro jogo da rodada reúne dois times que foram muito irregulares na competição, Caldense e Guarani, e que não almejam mais nada. Jogo com cara de empate.

Foto: Terra

Comentários

  1. Concordo, Fred. Fico pensando se a vantagem da final não deveria ser conquistada nas semis. Pelo melhor desempenho de cada equipe. O que acha? Abraço! @RuyMorato

    ResponderExcluir
  2. Ruy, acho que o ideal seria somar os pontos da primeira fase com os da semifinal para aí, sim, definir a vantagem. Mas o melhor mesmo são os campeonatos por pontos corridos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário