O passeio do Cruzeiro em La Plata e a próxima fase da Libertadores



Ao contrário do que queria o cantor Nando Reis, parece que não só Tostão e a Folha de S. Paulo irão falar do Cruzeiro quando o assunto for Libertadores. O time mineiro mostrou autoridade ontem ao vencer com tranquilidade o Estudiantes, em La Plata, por 3 a 0, e garantir, assim, o primeiro lugar geral na primeira etapa da Copa Libertadores, o que significa que o time poderá jogar até a final todos os segundos jogos em casa. Lembrando que, em breve, por questões de capacidade, a casa azul não será mais em Sete Lagoas. Ao que tudo indica, o time jogará em Uberlândia. Para ver o que Nando Reis falou de forma desrespeitosa sobre o Cruzeiro e o colunista Tostão, clique aqui.


A vantagem é importante, mas não significa que o time sempre terá moleza pela frente. Hoje, o adversário seria o San Martín, do Peru, mas ainda teremos jogos hoje à noite e na próxima semana, o que pode mudar muita coisa. O fato é que não dá para desprezar uma campanha com cinco vitórias e um empate, 20 gols marcados e só um sofrido. Pode não valer nada em caso de uma eliminação no mata-mata, mas é uma ótima performance.


Ontem, o Estudiantes aproveitou que era muito difícil tirar a liderança da chave do Cruzeiro (tinha que vencer por oito gols de diferença) e o fato de o gramado estar ruim para poupar alguns jogadores, Verón inclusive. Ainda assim, o time argentino chegou algumas vezes na cara de Fábio, que comprovou sua ótima fase. Com dois atacantes abertos, Wallyson (foto acima) e Thiago Ribeiro, o Cruzeiro fez 1 a 0 em jogada dos dois e depois só administrou a vantagem, chegando a 2 a 0 ainda no primeiro tempo e completando com tranquilidade os 3 a 0 na etapa final. Taticamente, sem Montillo, a alteração foi a entrada de Leandro Guerreiro no meio e o time formado por três volantes. Roger teve mais liberdade, mas pouco produziu. Com a entrada de Éverton no segundo tempo, Gilberto foi para o meio e foi bem efetivo, marcando um belo gol e servindo com qualidade os atacantes. A vitória dá moral, ainda mais levando em conta que o Estudiantes não perdia em La Plata, pela Libertadores, há 24 jogos (22 vitórias e 2 empates)


Cuca mais uma vez mostrou que pode variar taticamente o time, jogando com dois ou três volantes, com dois atacantes abertos ou com um área, que deve ser Brandão, com lateral esquerdo de ofício (Gilberto, Diego Renan) ou não (Éverton). O fato é que a equipe não perde a qualidade e a regularidade, o que é fundamental na Libertadores.


Por enquanto, as oitavas de final ficaram assim:

Cruzeiro x San Martín (Peru)

Júnior Barranquilla (Colômbia) x Argentinos Juniors (Argentina)

Libertad (Paraguai) x Universidad Católica (Chile)

Internacional x Cerro Porteño (Paraguai)

LDU (Equador) x Peñarol (Uruguai)

América (México) x Jaguares (México)

Colo Colo (Chile) x Estudiantes (Argentina)

Caracas (Venezuela) x Grêmio

Comentários