Você pode até não gostar de Rogério Ceni, ser anti-São Paulo, destestar o Morumbi ou simplesmente achar que o goleiro não é lá grandes coisas. Mas não dá para não parabenizar o arqueiro tricolor, né? Cem gols na carreira (98, segundo a Fifa) é uma marca espetacular para um goleiro. Acho Rogério Ceni um bom goleiro, nada espetacular. Claro que tem partidas incríveis no currículo, especialmente a final do Mundial da Fifa de 2005, quando parou o Liverpool. E foi responsável por vários momentos decisivos nos outros títulos que conquistou pelo São Paulo. Isso sem falar na identificação com o clube (quase mil jogos e vários títulos), fato que aliado às conquistas o alça ao posto de maior ídolo da história tricolor. Agora, quando falamos de bola na rede (dos outros), temos que tirar o chapéu. Preciso, Rogério fez gols belíssimos, decisivos, importantes e por aí vai. Marca mais do que expressiva que só pode mesmo ser traduzida em números e curiosidades que listo abaixo. Parabéns, Rogério!
- 100 gols, sendo 56 de falta e 44 de pênalti
- Maior goleiro artilheiro do mundo, seguido, de longe, por Chilavert (62), Higuita (41), Jorge Campos e Ivankov, ambos com 40
- Time que mais levou gols: Palmeiras, 7
- Goleiro que mais levou gols: Fábio, do Cruzeiro, com 6
- Dois gols no mesmo jogo: 5 vezes (Inter-SP, Figueirense, Cruzeiro, Vasco e Tigres-MEX)
- Primeiro gol: contra o União São João, em 15/2/1997, em jogo pelo Paulistão, no goleiro Adnam.
- Gols pelo Brasileirão: 44
- Gols pela Libertadores: 11
- Gols que a Fifa não considera: 2, em amistosos contra o Combinado RJ/SP e o Uralan, da Rússia.
- Gols no Mundial de Clubes: 1, contra o Al Ittihad
- Ano em que fez mais gols: 2005, com 21
- Estádio que viu mais gols: Morumbi, com 64
- Jogos pelo São Paulo: 965
- Pênaltis perdidos: 13
- Rogério é o 18º artilheiro da história do São Paulo, com 100 gols, e está a 6 do lendário Freidenreich.
- Principais títulos pelo São Paulo: Campeão Mundial (2005), da Libertadores (2005), Brasileiro (2006, 2007, 2008), Campeão Paulista (1998, 2000, 2005), Campeão do Rio-São Paulo (2001), Supercampeão Paulista (2002), Copa Conmebol (1994), Recopa Sul-Americana (1993)
- Títulos pela Seleção Brasileira: Campeão Mundial (2002) e da Copa das Confederações (1997)
- Principais prêmios individuais: 6 vezes Bola de Prata da revista Placar, como melhor goleiro do Brasileirão, Bola de Ouro da Placar (2008) como o melhor do Brasileirão, Bola de Ouro e melhor jogador da final do Mundial da Fifa (2005)
- Idade: 38 anos
- Altura/peso: 1,88m/85 kg
Um profissional de se admirar! Ele deixou meu domingo inesquecível!
ResponderExcluirFaltou citar quando a brincadeira (levada muito a sério) deu errado: num jogo contra o Santos, em que ele chutou a falta na barreira e, na sequência, os santistas marcaram num contra-ataque fulminante. E num jogo com o Fluminense, em que ele perdeu muito tempo comemorando o gol, e Roger deu a saída parao gol vazio.
ResponderExcluirO gol de Roger - http://www.youtube.com/watch?v=cCskWAi7WqA
ResponderExcluirVerdade, Juan!Na verdade, todos os torcedores não-tricolores torcem sempre para acontecer outros gols desse tipo. Mas que o cara é super competente, não dá para negar.
ResponderExcluirÉ bem raro. Certa vez a Trivela mostrou como o Muricy posicionava a equipe para evitar o contra-ataque e o gol adversário.
ResponderExcluirRogério Ceni, seguramente, está na relação dos 10 melhores goleiros brasileiros de todos os tempos.
ResponderExcluirReconhecimento internacional não se compra, se conquista. E Rogério Ceni conquistou, com certeza.
Vejam esta linda homenagem (em espanhol). Nunca vi uma homenagem tão linda a um goleiro.
http://www.youtube.com/watch?v=LMjWt1iVTRo