Cruzeiro tranquilo no Mineiro



A rodada do final de semana do Campeonato Mineiro foi marcada por confirmações e surpresas. Na parte de cima, a confirmação do Cruzeiro, primeiro classificado, e do América de Teófilo Otoni, que venceu mais uma e está muito perto de se garantir nas semifinais - hoje é vice-líder, com um jogo a mais. Por outro lado, a supresa maior foi a derrota do Tupi para o Funorte, resultado que combinado ao empate entre Villa e Ipatinga, tirou o time de Montes Claros da zona de rebaixamento. Tupi e Villa são os times com mais chances de tirar a quarta vaga do América-TO, mas os vacilos em vários momentos do campeonato dão a entender que isso não vai acontecer.

No principal jogo da rodada, o Cruzeiro mostrou poder de recuperação e venceu o América em um belo jogo. Do lado azul, ficou nítido o tanto que Henrique faz falta. O time perde na saída de bola e na chegada ao ataque. Leandro Guerreiro é um bom marcador e só. A zaga, sem Victorino, também mostrou oscilações, assim como Gilberto, muito apagado. Marquinhos Paraná, Roger e Montillo deram o tom da equipe e foram bem auxiliados por Wallyson e Thiago Ribeiro, muito velozes e participativos. A formação me surpreendeu, pois esperava Wellington Paulista jogando mais fixo.

Do lado americano, Leandro Ferreira foi muito acima da média dos demais. Bom no desarme, na saída de jogo e na chegada ao ataque, foi o destaque absoluto. Os meias americanos, porém, foram apagados e não fizeram a bola chegar com qualidade a Fábio Júnior, muito bem marcado. Quando isso acontece, o Coelho fica com poucas opções - Leandro Ferreira é uma delas. A zaga mostrou deficiências e falhou em todos os gols celestes. A atuação de maneira geral foi boa, mas, repito, boa para o Mineiro. Insuficiente para a Série A do Brasileirão.

Em Montes Claros, a zebra Funorte deu um passo para tirar a corda do pescoço ao supreender o Tupi. Como falei acima, o time de Juiz de Fora vacila demais e vai ficar fora das semifinais. O Funorte venceu a primeira, mas ainda é candidatíssimo a cair. O Ipatinga também faz força para cair. A fase de crecimento com Guilherme ficou para trás e o time não consegue vencer, sem falar no fato de ter um jogo a mais. O 2 a 2 com o Villa foi ruim pros dois. Pro Leão, que não mostra força para chegar à semifinal, e para o Tigre, sério candidato a cair.

Em Teófilo Otoni, o América praticamente eliminou o Guarani e deixou o rival ainda com a chance de cair. Com um time bem montado e empolgado, dificilmente o América perde a vaga na semifinal. Na base da euforia, vai ser um adversário difícil para qualquer um na semifinal.

Comentários