Uma vaga em jogo


Só o Villa Nova, que fecha a quarta rodada do Campeonato Mineiro hoje à noite contra o Democrata, em Valadares, pode mudar um pouco a cara do Estadual. Os três times da capital parecem já ter ocupado de vez os três primeiros lugares e mantêm a pouca chance de mudança no torneio. Se o Leão vencer a Pantera, chega ao quarto lugar e entra de vez na briga por uma vaga nas semifinais. A disparidade técnica é tão grande que já é possível vermos o líder Atlético ter o dobro de pontos do atual quarto colocado, o Guarani, que, por sua vez, em apenas três rodadas, já tem três pontos a menos do que o Cruzeiro, atual terceiro. O nível é muito baixo.

Nos jogos dos grandes, Cuca fez o certo no sábado, ao poupar muitos jogadores para o jogo que realmente vale, contra o Guaraní, amanhã, pela Libertadores. Mesmo com muitos reservas, o Cruzeiro fez o suficiente para vencer o cada vez mais frágil Ipatinga, um dos maiores candidatos ao rebaixamento. Não teve um grande destaque em um jogo fraco, mas está cada vez mais comprovado que Marquinhos Paraná tem que ser titular da equipe. Wallyson, em boa fase, dificilmente perderá sua vaga no time, enquanto Thiago Ribeiro mostrou muita vontade e bom futebol, assim como Diego Renan, os dois barrados do time titular contra o Estudiantes. Fosse contra um time melhor, os reservas azuis teriam um teste real.



Se no Cruzeiro, Paraná tem que ser titular, no Atlético é Ricardinho quem não deve sair do time. Tá certo que são jogos pelo Campeonato Mineiro, mas o meia tem jogado muita bola, com alto índice de acertos de passe. Além disso, cadencia o jogo e dá várias assistências. Zé Luís é outro que vai ser difícil tirar da equipe. Serginho vai ser mesmo lateral, mas tem que melhorar em alguns aspectos, cruzamentos, inclusive. Renan Oliveira continua sumido e Leonardo Silva (foto abaixo) manteve o bom nível da estreia. E Leandro, desacreditado no início do ano, tem sido bem regular. Aos poucos, Dorival vai montando um time em que a torcida pode colocar muita fé em conquistas.



No domingo, o América sofreu mais do que deveria diante do limitadíssimo Funorte. Camilo e Netinho, que ainda não estreou, são ótimas opções para o Coelho, que mostrou o bom trabalho dos laterais e tem volantes de bom nível. Mas, com poucas opções, o que é muito bom para o Mineiro vai se transformar em limitado para a Série A, que é o que vale de verdade para o clube em 2011.

Entre os clubes do interior, a Caldense decepciona e parece embicar para a segundona. América de Teófilo Otoni e Uberaba parecem que vão realmente brigar pela quarta vaga. O Uberaba tem mais time, mas assim como o rival, ainda vai encarar Atlético e Cruzeiro. O Tupi, que seria um candidato, ainda patina no torneio. Outro provável postulante à vaga, o Democrata, ainda não se explicou. Por enquanto, uma vaga e cinco candidatos (América-TO, Uberaba, Guarani, Tupi e Villa). Semana que vem, confrontos diretos (Uberaba x Tupi e Villa x Guarani) poderão dar uma nova cara à disputa pela quarta vaga.

Crédito foto Cruzeiro: Washington Alves/Vipcomm
Crédito foto Atlético: Bruno Cantini

Comentários