Sotaque estrangeiro e novidades na Copa do Brasil: Novo "Histórias da Bola" no Minas Esporte

Hoje, no quadro "Histórias da Bola", exibido pela Band durante o Minas Esporte, levantei algumas curiosidades sobre times bem diferentes que jogam a Copa do Brasil. Para ver o vídeo, clique aqui. Continuo achando a competição muito restrita e com equívocos como impedir o campeão de defender seu título no ano seguinte. Ainda assim, tem espaço para clubes como Baré, Barras, Fast, Gurupi, Naviraiense, Murici, Trem e Vilhena, além de alguns "estrangeiros".

Uma das novidades é o IAPE, adversário do Atlético amanhã em São Luís. Instituto de Administração de Projetos Educacionais Futebol Clube foi fundado em 2008, em São Luís, manda seus jogos no estádio Nhozinho Santos e tem como mascote o Canário, referência ao uniforme amarelo e preto. Se classificou para a Copa do Brasil por ter conquistado a Copa União no ano passado.

E quais seriam os gringos? Também estreiam amanhã na competição Penarol e River Plate. Não, não teremos jogos da Copa do Brasil em Montevidéu e muito menos em Buenos Aires. O Penarol, sem o til do xará uruguaio, é o atual campeão amazonense e estreia contra o Paysandu. Já o River Plate, campeão sergipano de 2010, tem um adversário mais duro, o Botafogo de Joel Santana.

O Penarol foi fundado em 1947 na cidade de Itacotiara, onde manda seus jogos no estádio Floro de Mendonça, que tem capacidade para cinco mil pessoas. O clube se profissionalizou em 1980 e parou as atividades em 1993, só voltando ao profissionalismo em 2007, retornando à primeira divisão estadual em 2009.

O caso do River Plate é tão curioso que, em Sergipe, tem um rival "argentino", o Boca Júnior, da cidade de Cristinápolis, hoje na segunda divisão. O River foi fundado em 1967 em Carmópolis, onde tem seu estádio Idalito Oliveira, que só pode receber 2.500 torcedores. Com uniforme idêntico ao clube de Buenos Aires, o River sergipano tem como um de seus patrocinadores o grupo de forró Calcinha Preta. É esse o primeiro adversário do Botafogo na Copa do Brasil. Será que vai dar forró ou, melhor tango, contra o samba carioca?


Comentários