O dia do novo líder


O América me surpreendeu hoje. Venceu o Atlético, é o novo líder do Campeonato Mineiro e provou que tem um time muito interessante para disputar o estadual, mas que - não custa repetir - precisa ser reforçado pra não passar sufoco no Brasileirão. O Coelho marcou bem, anulou jogadores importantes do Atlético e contou com a performance precisa de Fábio Júnior. A defesa, bem postada, segurou os momentos de pressão do rival. Os volantes Dudu e Leandro Ferreira voltaram a ter uma boa atuação e Rodrigo comprovou que deve ser o lateral esquerdo titular do América. A experiência de Flávio, Irênio e Fábio Júnior também foi fundamental para segurar um triunfo importantíssimo para a moral americana. Repito: está no caminho certo, é repleto de bons jogadores, tem um bom comando, mas terá que se reforçar. Os reservas não são do mesmo nível.

Do lado atleticano, ficou nítido como o time sente a falta de boas apresentações de Ricardinho. O meia, sumido no primeiro tempo, foi substituído e o time teve muitas dificuldades na criação. Renan Oliveira foi melhor e mais ativo do que em outras partidas, mas ainda pode melhorar. Serginho, confuso, e Werley, frágil na marcação, foram os pontos baixos da equipe. Renan Ribeiro sofreu com o sol no primeiro tempo e falhou no gol, mas tem crédito de sobra. Berola está bem, mostrou muita disposição, enquanto Mancini ainda deve. Bom momento para Dorival Júnior tirar suas conclusões neste início de ano, época de formação da equipe.

A lamentar, a atuação confusa de Joel Tolentino Damata Júnior. Errou ao marcar o pênalti para o Atlético e se confundiu em alguns momentos, faltando critério para aplicar cartões. Não influenciou o resultado final do jogo, mas poderia ter sido mais seguro.

No sábado, o Cruzeiro encarou um adversário mais difícil do que esperava. Na base da empolgação, o América de Teófilo Otoni jogou bem, conseguiu criar chances e podeeria ter tido uma sorte melhor se não tivesse um gol anulado incorretamente. O gol contra no final foi uma fatalidade, mas o Cruzeiro criou boas oportunidades e poderia ter definido o jogo antes, em lances de Marquinhos Paraná e Farías. Ter colocado o time titular foi bom para o entrosamento e a pressão do América serviu como um aperitivo para o que time vai encarar contra o Tolima. Cuca pode pensar em uma alternativa para o ataque. Wellington Paulista, em má fase, não fez uma boa partida. Acho que pode pintar o retorno de Thiago Ribeiro ou uma chance para Farías.

Nos demais jogos, a corda apertou um pouco mais para os quatro últimos. As partidas entre Funorte e Caldense e Ipatinga e Democrata terminaram empatadas e a degola começa a se aproximar. O Uberaba, em quem eu apostava minhas fichas, perdeu em casa para o Tupi, que entra dee vez na briga pela quarta vaga na semifinal. O Galo de Juiz de Fora vai brigar com Villa Nova e Guarani, que empataram em Nova Lima, e com o América de Teófilo Otoni, que mostrou um nível razóavel diante do Cruzeiro.

Foto: Vinnicius Silva/Futebol de Minas

Comentários