Mudanças na Copa do Brasil já! Novo Histórias da Bola no Minas Esporte

O tema de hoje que apresentei no quadro "Histórias da Bola", do programa Minas Esporte, da Band, que pode ser visto no vídeo abaixo, é da Copa do Brasil, que começa amanhã. No quadro, eu faço um questionamento. Acho que a competição tem que mudar urgentemente. A Copa do Brasil é um dos raros torneios do mundo que impede seu campeão de defender o título no ano seguinte. E, além disso, comete o absurdo de impedir a participação dos demais times que jogam a Libertadores. Logo, nada de Santos campeão em 2010, ser bi. E nada de Inter, Grêmio, Cruzeiro, Fluminense e Corinthians, que já deu adeus à competição sul-americana e vai ter que se contentar em jogar o Paulistão neste início de ano.



A primeira Copa do Brasil aconteceu em 1989 e a partir de 2001 seus campeões passaram a ser excluídos da competição, disputada paralelamente à Copa Libertadores. O clube que esteve mais próximo de conquistar um bicampeonato da Copa do Brasil nos bons tempos em que isso era possível foi o Grêmio. Campeão em 1994, o tricolor gaúcho perdeu a final de 1995, em casa, para o Corinthians.

Acho que a competição tem que ser mais includente seguindo o modelo, por exemplo, da Copa da Inglaterra, torneio em que clubes de todas as divisões e até amadores podem participar. Um sorteio é feito para definir os confrontos e mandos de campo, já que a partida é em jogo único. Imaginem o tanto que esse sorteio não poderia capitalizar? Em caso de empate, um jogo extra com mando invertido definiria o classificado, em prorrogação e pênaltis, se for o caso.

O jogo único poderia promover um choque imediato entre dois gigantes ou daria a equipes de pouca expressão a chance de receber um grande e, quem sabe, até eliminar um favorito. A competição dá chance a todos e se estende por toda a temporada e não a apenas um semestre. Eu acho muito mais interessante jogar a Copa do Brasil do que os estaduais, por exemplo.

A final em jogo único, em local pré-definido, já mostrou na Europa que é um evento lucrativo e atraente. A cidade que é palco da decisão ganha com a promoção da partida, os clubes lucram com merchandising especifico do jogo, clubes lançam camisas para a partida, o turismo cresce no local, enfim, uma série de benefícios. Seria um olhar mais profissional e includente. Uma discussão a ser levada a sério.

E você? O que achou da ideia?

Comentários

  1. concerteza,a copa da inglaterra e da frança são exemplos de inclusao e democracia no futebol,onde as partidas sao jogadas apenas uma vez(duas em caso de empate na 1ª),sendo um sorteio onde não ha fortes contra fracos e sim um time enfrentar qualquer outro.

    ResponderExcluir
  2. Isso muda consideravelmente a competição, a torna mais atraente e com recursos de promoção incríveis. Os clubes brasileiros ainda não aprenderam nada....

    ResponderExcluir
  3. Com essa mudança o futebol mineiro poderia,novamente,se ver apto de conquistar um título da Copa do Brasil,já que todo ano o pricipal representante do futebol mineiro está na copa libertadores .E assim é impossivel de minas conquistar esse título tão cedo!

    ResponderExcluir
  4. é isso mesmo!mudança já.para o bem do futebol de minas e do maior vencedor da copa do brasil.cruzeiroo..

    ResponderExcluir

Postar um comentário