Cruzeiro: situação boa, mas é bom ficar de olho



O Cruzeiro deu um passo importante para se garantir na próxima fase da Copa Libertadores. Os resultados da segunda rodada do grupo 7 da competição sul-americana deixaram o time mineiro em uma condição favorável, mas é bom lembrar que nada ainda está garantido. O Cruzeiro lidera com 6 pontos, enquanto Estudiantes e Tolima têm 3. O Guaraní, como era previsto, perdeu as duas.
São seis pontos, nove gols marcados, nenhum sofrido. Campanha irrepreensível, aproveitamento de 100%, liderança isolada. O time de Cuca, porém, terá três jogos para fazer fora de casa. Se entrar em campo com a vontade que entrou contra o Estudiantes, a vaga é certa. Se mostrar a desconcentração apresentada em parte do jogo contra o Guaraní, pode ser mais sofrida a classificação.

Contra o Guaraní, o time mostrou algumas deficiências que o 4 a 0 não pode encobrir. Diego Renan deu muitos espaços, Roger sentiu falta da parceria de Gilberto do lado esquerdo e Wellington Paulista não conseguiu repetir a função tática que teve no jogo contra o Estudiantes. Bem marcado, sumiu do jogo e não conseguiu abrir espaços no ataque. Outro jogador-chave, Henrique, também pouco apresentou. Quando o time se ligou e assustou com as chances perdidas pelo Guaraní, apareceu jogadores que podem fazer a diferença. Na terça, especialmente, Montillo, Victorino e Fábio fizeram essa tal diferença. Wallyson, em fase iluminada, foi outro destaque. Entre os que entraram, Farías mostrou um pouquinho mais do que fez até então, Thiago Ribeiro deixou claro que vai fazer de tudo para conseguir uma vaga no time e Dudu incomodou com sua velocidade. Quando se ligou, o Cruzeiro não deu chance para o Guaraní.

Ontem, de forma sofrida, o Estudiantes venceu o Tolima por 1 a 0, em jogo que provou para o Cruzeiro o tanto que vai ser complicado jogar em Ibagué na próxima semana e o tanto que o Tolima pode amarrar o jogo em Sete Lagoas. Os colombianos tocam muito bem a bola, cansam o adversário e vão de maneira certeira ao ataque. Em casa, vão atacar mais e o Cruzeiro pode usar o contra-ataque para vencer. Em casa, terá que ter paciência. Os dois jogos vão definir não só a vaga como a posição na segunda fase. Os dois últimos jogos azuis na primeira fase são fora de casa, contra Guaraní e Estudiantes, que deve estar brigando também por uma vaga na fase seguinte. Chegar nestes jogos com folga de pontos é fundamental para o Cruzeiro. Assim como é fundamental entrar em campo concentrado e não dar para o Tolima as brechas que deu para o limitado Guaraní.

Não se deve dar o Estudiantes como morto ainda. Mal no primeiro jogo, quando foi massacrado pelo Cruzeiro e apenas razoável ontem, os argentinos crescem em momentos decisivos e têm jogadores capazes de resolver jogos, como Verón, Pérez e Fernández. Manter o time de La Plata a uma distância segura é recomendável, assim como não subestimar o Tolima, coisa que o Corinthians fez... Até agora, porém, o Cruzeiro está no caminho certo.

Crédito da foto: Lancenet

Comentários