Campeonato sem sustos



Apesar de toda a conversa, conveniente quando necessário, de que os clubes do interior largam na frente das equipes da capital no Campeonato Mineiro pelo fato de terem começado a se preparar com antecedência, o que se vê até agora na edição 2011 é a normalidade técnica. Já na segunda rodada Atlético e Cruzeiro dividem a liderança com o surpreendente Guarani com duas vitórias em dois jogos. O América é o quinto apenas por ter marcado dois gols a menos do que o xará de Teófilo Otoni.

Além da tranquilidade de liderar a competição, Dorival Júnior e Cuca aproveitam para fazer testes em suas equipes. E para Atlético e Cruzeiro o Mineiro deve ser encarado assim, como um laboratório. A resultado final na competição pouco pode ser levado em conta para o que realmente interessa para os dois em 2011 (Libertadores, Brasileiro, Copa do Brasil, etc.).

Contra o Tupi, Dorival aproveitou a fragilidade da equipe de Juiz de Fora para ousar no segundo tempo e colocar um time super ofensivo, com Berola, (foto acima) Magno Alves, Tardelli e Mancini atacando. O Atlético ainda terá alguns ajustes, claro, mas terá que aprender a convier com algumas coisas,. Uma delas é o excesso de cartões de Richarlyson, ótimo jogador, mas que comete muitas faltas. A lateral direita ainda é uma incógnita. Patric machucou cedo ontem, Rafael Cruz não tem condições técnicas e Serginho é apenas uma opção. No meio, Renan Oliveira voltou a se desligar das partidas e vai acabar perdendo sua vaga no time. Ricardinho, por sua vez, cresceu nos últimos jogos e provou que vai ser útil.

Em Nova Lima, o goleiro Vágner e o estado lamentável do gramado foram os maiores adversários do Cruzeiro. A limitação do Villa também permitiu que Cuca experimentasse outras opções. Pablo foi discreto na lateral direita, Leandro Guerreiro mostrou que pode ser útil ao elenco, assim como Dudu, que mantém bom nível quando entra. Ainda a preocupar o excesso de gols desperdiçados, situação que pode complicar a equipe em competições mais complicadas. Assim como Dorival, Cuca não teve receio de colocar uma equipe ofensiva para resolver o jogo e teve estrela, pois o gol saiu de uma jogada de Wallyson concluída por André Dias. O Cruzeiro tem uma base que joga junto há mais tempo do que o Atlético, o que permite a seu treinador experimentar com mais tranquilidade.

Na quarta, o América abriu a rodada com propriedade, vencendo a Caldense com segurança, mostrando que é um time que, se for bem reforçado, pode pensar em boas campanhas em 2011. A lamentar, a terrível morte de Willian Morais, uma tragédia que pode atrapalhar emocionalmente o Coelho por um tempo.

Surpresas mesmos foram vitória de 5 a 3 do América de Teófilo Otoni sobre o Uberaba, fora de casa e a liderança do Guarani. O Uberaba é um dos candidatos a beliscar uma vaga na semifinal, credenciado pelas boas campanhas na Taça Minas Gerais e na Série D. Mas derrapa feio no início do Mineiro, mesma situação do Ipatinga. Ambos, com um ponto em dois jogos, terão que se recuperar rapidamente para ainda sonhar com mais alguma coisa no torneio. Já o Guarani, líder pelo saldo de gols, goleou o próprio Ipatinga por 5 a 0 e ontem surpreendeu ao vencer o Democrata em Valadares. Se mantiver essa performance até o final e arrumar uma vaguinha entre os quatro será a maior surpresa do campeonato.

Crédito da foto: Bruno Cantini/Site oficial do Atlético

Comentários

  1. Acredito que surtil efeito o Campeonato ter começado mais tarde. Um pouco mais de tempo para os clubes da capital aprimorarem a parte física.

    ResponderExcluir
  2. Boa observação, João. O Mineiro pode ser um campeonato fraco, mas pelo menos teve essa (pequena) vantagem de começar mais tarde. Além disso, como tem 12 times e um regulamento mais enxuto, Atlético e Cruzeiro podem preparar o time com mais tranquilidade para as outras competições do ano.

    ResponderExcluir

Postar um comentário