Campeonato Mineiro em momento de definições

A quinta rodada do Campeonato Mineiro começa amanhã e já tem uma certa cara de decisão. Alguns jogos vão definitivamente marcar o caminho dos clubes. No domingo, o clássico entre Atlético e América é nada menos do que o encontro do primeiro (Galo) contra o segundo (Coelho), além do embate entre o melhor ataque (Atlético, 14 gols) e a melhor defesa (América, 3 gols). Além disso, dois jogos entre os quatro últimos (Funorte x Caldense, sábado, e Ipatinga x Democrata, domingo) vão deixar claro quem pode começar a arrumar as malas para a segunda divisão. Entre os piores, apostaria em um empate em Montes Claros e em uma vitória do Ipatinga.

Amanhã, o Cruzeiro vai de força máxima contra o América de Teófilo Otoni. Acho até um exagero, já que o time de Cuca vai enfrentar uma viagem desgastante no início da semana para enfrentar o Tolima na quarta-feira. A Libertadores é a prioridade. Por outro lado, é a chance de vencer e se aproximar da garantia da vaga com mais tranquilidade. O América tem seu primeiro confronto com um grande e, em sexto lugar, se somar um ponto que seja, será importante para sonhar com a vaga na semifinal. Aposto no Cruzeiro.

No domingo, briga ferrenha também pela quarta vaga na semifinal. Uberaba (7º lugar) encara o Tupi (8º), enquanto o Villa Nova (4º) recebe o Guarani (5º). Desses grupo, os vencedores começarão a abrir distância em relação aos demais na briga pela vaga.

O clássico será um bom parâmetro para avaliar o América, que deve escalar três zagueiros para frear o ímpeto ofensivo do Atlético. A perda de Marcos Rocha por questões contratuais é considerável, enquanto é a chance de ver a performance do meio-campo, provavelmente com Dudu, Leandro Ferreira e Camilo. A produção deles refletirá na atuação de Daniel Lovinho e Fábio Júnior.

Já o Galo, em boa fase, terá um adversário duro pela frente. E mais uma oportunidade para Dorival ajustar o time. Apesar de Jackson ter feito boas partidas na lateral, acredito que Serginho será a opção no setor, com o retorno de Richarlyson ao time. Dorival poderia testar um novo meia no lugar do irregular e apagado Renan Oliveira. Na zaga, se Leonardo Silva não estiver totalmente em forma, deve mesmo ficar no banco. Os torcedores chiam, mas o Mineiro é o campeonato menos importante do ano. Preservar um bom jogador para o resto da temporada é fundamental. Bom teste para ambos.

A última vitória do Atlético sobre o América foi no Mineiro de 2007, por 2 a 0, gols de Danilinho e Tchô. Depois, foram quatro empates pelo Estadual e uma vitória americana em um amistoso. Galo tem um certo favoritismo para o jogo e pode quebrar essa marca.

Comentários

  1. Olá, Frederico! Parabéns por seu trabalho aqui! Pode parecer estranho, mas em Minas eu tenho três times: o Atlético, o Cruzeiro, e o Uberaba. Como isso. Bem, eu explico. É que sou palmeirense, sendo assim não tomo para mim a rivalidade local, mas sim o brilhantismo dos dois grandes, que em épocas diferentes me cativaram. Já o Uberaba é por uma questão regional. Moro em Ituverava, nóis é vizim de Beraba. [sorrio]

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    Convido-te para que leia algo e comente no http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Jefh! Obrigado pelo elogio e pelo respeito ao trabalho! Seu caso atleticano/cruzeirense é realmente curioso, heheh. Vou conferir seu blog. Um abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário