Vem aí o Campeonato Mineiro


O blog começa hoje a destacar o Campeonato Mineiro 2011, que começa no sábado com dois jogos. Neste primeiro post, vou dar minha opinião geral sobre regulamento, quem do interior pode surpreender e também sobre o América. Amanhã, falarei especificamente, e em posts diferentes, de Atlético e Cruzeiro. Hoje, também, alguns números e informações sobre as vagas para a Série D deste ano e para a Copa do Brasil de 2012.

O regulamento, ainda bem, melhorou. Desta vez, dos 12 que jogam a fase inicial, apenas quatro se classificam para a semifinal - e não oito, como no ano passado, que teve a chatíssima fase de quartas de final. Tornou o campeonato um pouco melhor, mas não bom ainda o suficiente. Em 2011, a diferença de Atlético e Cruzeiro, em um primeiro nível, e do América, um pouco mais abaixo, para os clubes do interior aumentou. As chances de surpresas como o vice-campeonato do Ipatinga em 2010 são menores.

O Tigre caiu para a Série C do Brasileirão e trouxe como reforços ex-jogadores do próprio clube, como Léo Medeiros e Joãozinho. Luta por vaga na semifinal, mas não deve passar disso. Concorrem com o Ipatinga, o Uberaba, do lateral Maurinho (campeão brasileiro pelo Cruzeiro em 2003) e atual campeão da Taça Minas Gerais, o Tupi, 5º em 2010, e o Democrata-GV, que firmou uma parceria com o Botafogo. América de Teófilo Otoni, Caldense, Villa Nova e os caçulas Guarani e Funorte começam o campeonato com mais chances de cair do que garantir uma vaga na semifinal.

No campeonato que não tem o Mineirão, pelo menos os clubes do interior não vão poder mais trocar o mando nas fases eliminatórias em troca da renda. O que não significa que os estádios melhoraram. Exceção feita ao Ipatingão, ao Uberabão e ao Mário Helênio, em Juiz de Fora, os demais ainda apresentam antigos problemas. Falar disso é, mais uma vez, chover no molhado. Pena que isso reflete na participação discreta ou quase nula destes times no cenário nacional. Uma coisa é reflexo da outra.

Lógica
Em 2011, a chance da lógica acontecer é imensa. Mesmo não sendo prioridade para Atlético e Cruzeiro, os dois maiores clubes do estado vão comandar a competição. O América, de volta à Série A nacional, corre por fora. Tem time para surpreender Galo e Raposa em nível estadual, mas ainda não tem um elenco que dê à torcida a tranquilidade da manutenção no Brasileirão. Tem a seu favor a manutenção do técnico Mauro Fernandes e de jogadores experientes e em um bom momento, como Fábio Júnior. Se os volantes Dudu e Luciano Ferreira, o lateral-direito Marcos Rocha, além do meia Luciano, mostrarem o mesmo nível de 2010, o Coelho pode incomodar e muito Atlético e Cruzeiro e até pensar em título. Mas as poucas peças de reposição podem complicar o América, que deve usar o Mineiro mais como um treinamento para a Série A, que deve ser o maior foco de 2011.


Em 2011...

  • Vão para a Série D os dois primeiros colocados, fora América, Atlético e Cruzeiro (Série A) e Ipatinga (Série C). Lembrando que o Ituiutaba, que caiu em 2010, já está na Série B.
  • Os dois primeiros colocados jogam a Copa do Brasil de 2012, além do campeão da Taça Minas Gerais, que será disputada no segundo semestre.
Relembrando 2010:

  • Campeão: Atlético
  • Vice: Ipatinga
  • Arilheiro: Eraldo (Democrata-GV), 11 gols
  • Caíram: Uberlândia e Ituiutaba
  • Subiram: Guarani e Funorte
Os campeões:
  • Atlético: 40 títulos
  • Cruzeiro: 35
  • América: 15
  • Villa Nova: 5
  • Siderúrgica: 2
  • Caldense e Ipatinga: 1
Crédito da foto: Gil Leonardi/Lancenet

Comentários