Vai começar o Paulistão

O regulamento do Campeonato Paulista, que começa amanhã, mudou. Para pior. Se continua com 20 participantes, na minha opinião um tremendo exagero, conseguiu a proeza de garantir a classificação de oito times, e não mais quatro, para a fase seguinte. As quartas de final e as semifinais serão disputadas em jogo único e com decisão nos pênaltis em caso de empate. Apenas as finais continuam sendo disputadas em dois jogos.

Se não altera a quantidade de datas, por ter um jogo apenas nas quartas e na semifinal, recoloca a discussão em relação à justiça do mata-mata. O oitavo colocado na primeira fase pode ser o campeão paulista. A meu ver, é apenas uma forma de se garantir que mais equipes grandes participem das fases decisivas, evitando, assim, eliminações precoces como as de Palmeiras e São Paulo em 2010. Resta saber até onde vai o atrativo de um torneio inchado e com um regulamento que dá margem a jogos desinteressantes e sem apelo.

O Santos leva, na minha opinião, um ligeiro favoritismo. Tem Neymar e Ganso, contratou Elano, e Jonathan, manteve Arouca e Edu Dracena e tem um excelente técnico, Adílson Batista, que pode fazer com que figuras apagadas, mas com potencial, como Keirrison, tenham um bom desempenho. Assim como o Santos, o Corinthians vai jogar também a Libertadores. E é o Timão aquele que tem mais possibilidades de tirar o título do Santos, vencedor de três das últimas cinco conquistas (2006, 2007 e 2010).

O Corinthians, campeão em 2009, perdeu peças importantes como Elias e William e não se reforçou de acordo. Mas tem uma base que, se funcionar em prol de Ronaldo e se este jogar a maioria dos jogos, pode resultar em título.

O São Paulo, que venceu o torneio pela última vez em 2005, é uma equipe em formação desde o Brasileiro do ano passado. Tem bons jogadores mas que ainda terão que provar seu valor, como Casemiro e Lucas, ambos na Seleção Sub-20. Corre por fora, assim como o Palmeiras, que pouco mudou depois de um Brasileirão muito irregular.

No Paulistão, é comum times do interior surpreenderem (o Santo André é o atual vice-campeão e o Prudente foi semifinalista em 2010), mas o regulamento de 2011 deve dar poucas brechas para isso. A conferir.


Comentários