Liverpool e Tolima: primeiros desafios brasileiros na Libertadores



A Copa Libertadores 2011 começou ontem, com a vitória do Independiente, da Argentina, por 2 a 0 sobre o Deportivo Quito, do Equador, mas hoje é dia do Brasil estrear na competição, ainda pela fase preliminar. O Grêmio joga contra o Liverpool, do Uruguai, em Montevidéu, enquanto o Corinthians recebe o Tolima, da Colômbia, em São Paulo. Se classificarem, os gaúchos caem no grupo 2, onde estão Junior (Colômbia), Oriente Petrolero (Bolívia) e León de Huanuco (Peru). Os paulistas terão pedreira pela frente. Classificando, jogam o grupo 7, com Cruzeiro, Estudiantes (Argentina) e Guaraní (Paraguai). Saiba um pouco mais sobre os adversários do tricolor gaúcho e do Timão:

Liverpool, do Uruguai: Fundado em 1915, só herdou mesmo o nome de seu xará inglês. Quase centenário, o clube só conseguiu levantar taças na segunda divisão uruguaia. São cinco conquistas, a última delas em 2002. Se o Liverpool original joga no mítico Anfield para cerca de 50 mil pessoas, o xará uruguaio, que veste azul e preto, se exibe no estádio Belvedere, que tem capacidade máxima para 10 mil pessoas (na foto acima, detalhe do acanhado estádio). O nome em homenagem ao time inglês é reflexo das excursões que os times da terra da rainha faziam à América do Sul no início do último século.
O Liverpool vai jogar sua primeira Libertadores, mas já contou com gente de peso em seu elenco. Ninguém menos do que Roque Máspoli, goleiro campeão do mundo em 1950, já vestiu a camisa do clube. Além dele, Sixto González e Atílio García, nomes importantes do futebol local, passaram pelo Liverpool. Apenas o oitavo colocado no Apertura 2010, se classificou por ser o time com mais pontos na temporada anterior, além de Peñarol e Nacional, os campeões uruguaios de 2009/2010, o Liverpool não poderá jogar em casa contra o Grêmio. Vai atuar no estádio Centenário, em Montevidéu, onde foi fundado, mas não conta com muitos torcedores. Grêmio em vantagem.

Tolima, da Colômbia: O Corporación Club Deportes Tolima, fundado em 1954 na cidade de Ibagué, tem apenas um título. Foi campeão colombiano em 2003. Manda seus jogos no estádio Manuel Murillo Toro, que tem capacidade para 31 mil pessoas. Conhecido por Los Piajos e El Vinotinto y Oro, referência ao uniforme vinho e amarelo, o Tolima chegou à Libertadores por ter somado o maior número de pontos nos últimos campeonatos colombianos.
O clube já participou de quatro Libertadores. Vice campeão colombiano em 1981, disputou a competição pela primeira vez em 1982, quando chegou ao grupo 2 da fase semifinal, eliminado pelo Cobreloa, do Chile. Em 1983, caiu na primeira fase, diante do América de Cali, mesma etapa quando foi eliminado em 2004 e em 2007.
No ano passado, o clube fez uma boa campanha na Copa Sul-Americana, sendo eliminado pelo campeão Independiente nas quartas de final. Em casa, costuma complicar (venceu o Grêmio por 1 a 0 em 2007) mas, assim como o Liverpool, não tem jogadores de destaque. Um nome conhecido é o paraguaio Pablo Giménez, que teve uma passagem obscura pelo Atlético-MG. Corinthians é favorito, mas tem que abrir os olhos.

Comentários