FA Cup, um exemplo a ser seguido pelo Brasil



Mais do que o charme de ser o torneio de futebol mais antigo do mundo, criado em 1871, a Copa da Inglaterra, a FA Cup, é capaz de reunir clubes de todos os níveis e proporcionar encontros e resultados surpreendentes, como a vitória do Stevenage, 15º colocado da League Two, a quarta divisão inglesa, por 3 a 1 sobre o Newcastle (na foto acima, do site oficial do Newcastle - www.nufc.co.uk), sábado. Mais do que tradicional, a competição é democrática e tem muitos exemplos a serem seguidos, especialmente na Copa do Brasil.

A Copa do Brasil poderia, sim, colocar clubes de todas as divisões nacionais e até mesmo estaduais (o recorde da FA Cup foram 761 clubes em 2008/2009). Os clubes das principais divisões entram em fases posteriores. Me agrada também o fato de os jogos serem definidos por sorteio. No último final de semana, por exemplo, o Manchester United encarou o Liverpool. Acontece. O Newcastle deve ter comemorado o fato de jogar contra o Stevenage....

Outra questão interessante é a decisão da vaga sempre acontecer em jogo único (em caso de empate, acontece um replay, com mando invertido e com prorrogação e pênaltis, se necessário). Isso evita retrancas e agrega emoção à disputa. Sem falar no fato de que a decisão em campo neutro (no caso inglês, em Wembley) e também em jogo único, o que agrega vários fatores, especialmente os comerciais, de promoção da partida. Além disso, confrontos eliminatórios definidos em uma partida são uma benção para o calendário apertado.

A Copa do Brasil é um torneio interessante, mas que exclui muitos clubes, comete o absurdo de impedir que o campeão defenda seu título e deixa de fora a turma que joga a Libertadores. Uma bobagem. Pergunte a qualquer torcedor do Santos se ele não queria jogar a competição neste ano e lutar pelo bi. Tirar datas dos estaduais ninguém quer, né? Bons exemplos devem ser seguidos e a FA Cup tem muitas situações a serem analisadas e que poderiam ser adaptadas no Brasil.


Comentários

  1. Hi there, You've done an incredible job. I will definitely digg it and personally suggest to my friends. I'm confident they will be benefited from this website.


    Feel free to visit my web page ... how to get more followers on twitter fast

    ResponderExcluir

Postar um comentário