Absurdo do calendário: Grêmio tem que jogar duas vezes no mesmo dia?


A falta de atitude da CBF em reduzir de vez o espaço que os estaduais têm no calendário brasileiro causa situações constrangedoras. Um de seus filiados mais importantes, o Grêmio, está sentindo isso na pele neste início de 2011. O tricolor gaúcho vai estrear na Copa Libertadores na quarta-feira, dia 26, contra o Liverpool do Uruguai depois de ter passado por uma maratona desnecessária exatamente por conta do Campeonato Gaúcho. E se tem alguém que pensa que o calendário confuso acaba na quarta, se prepare: o Grêmio tem dois jogos marcados para o mesmo dia, um pelo Gauchão e outro pela Libertadores... Isso mesmo. Vamos aos fatos:

O Grêmio estreou no estadual em casa, contra o Lajeadense, no dia 15, ou seja, pouco mais de um mês depois de entrar em férias e sem o devido descanso aos jogadores e preparo da equipe para o que realmente interessa, a Libertadores. No dia 19, viajou 362 quilômetros para enfrentar o Ypiranga, em Erechim. Dois dias depois, voltou a Porto Alegre e jogou contra o São José. Mais dois dias e outro jogo, desta vez em Canoas, ao lado da capital gaúcha, quando jogou contra o Universidade ontem. Agora, encara uma viagem de 868 quilômetros até Montevidéu, palco do jogo contra o Liverpool. Cinco jogos em um intervalo de 11 dias. Perfeito, não?

No domingo, dia 30, o Grêmio enfrenta ninguém menos que... o Inter, em .... Rivera, no Uruguai! A cidade de fronteira fica a 500 quilômetros de Porto Alegre. Mas o mais incrível ainda está por vir. A tabela do Campeonato Gaúcho marca para quarta-feira, dia 2, um jogo do Grêmio contra o São Luís, em Ijuí, a 402 quilômetros da capital gaúcha, mesmo dia em que o Grêmio recebe o Liverpool em Porto Alegre, pela Libertadores....

Simplesmente lamentável. Óbvio que o clube está se precavendo e mesclando os jogadores na competição estadual, mas um ou outro atleta está se desgastando mais do que o necessário em uma competição que, na prática, não vale nada, podendo desfalcar o Grêmio naquele torneio que realmente vale.

Estamos retrocedendo a 1995, quando o mesmo Grêmio teve que jogar mais de uma partida no mesmo dia por causa de absurdos como esse no calendário brasileiro, que insiste em dar um espaço exagerado para os famigerados estaduais. Naquele ano, o Grêmio foi campeão da Libertadores e seu time reserva conquistou o Gauchão. A equipe vencedora da América está nas paredes de todos torcedores e eternizada na memória. A campeã estadual... Bom, acho que os gremistas sabem melhor que ninguém a qual dar a devida importância. Passou da hora de olhar para o futuro. Voltar 15 anos no tempo não deveria ser o caso em um país que vai receber a próxima Copa do Mundo.

Crédito da imagem: Fabiano do Amaral/CP

Comentários