O enigma Luxemburgo


A contratação de Vanderlei Luxemburgo pelo Atlético foi muito comemorada pela torcida e elogiada pela imprensa. Se trata de um profissional de ponta, com um currículo invejável e com uma mentalidade vencedora que estava fazendo falta ao clube. Sem muito brilho, fez o clube reconquistar o Campeonato Mineiro e foi até onde era possível na Copa do Brasil. Esperava-se que, até então, uma base seria feita e que reforços se encaixariam no time que disputaria, enfim, o título brasileiro.

Chegamos a agosto. As contratações foram feitas, a maioria de primeiro nível, Diego Souza e Réver, especialmente, mas a contrapartida não apareceu. Mesmo com a maioria dos jogadores estando no clube desde o início do ano, Luxemburgo não conseguiu montar a tal base, o entrosamento não existe e os reforços que chegaram ainda não se encaixaram.

O projeto, cercado de muita expectativa, mostrou falhas. O clube chegou a ter cinco goleiros e a dispensa de três volantes de uma só vez (Corrêa, Carlos Alberto e Jonílson) expôs falhas ainda não consertadas. O esquema tático do time ninguém sabe, o meio-campo parece uma peneira e os laterais estão devendo. Para piorar, o time parece descontrolado, com jogadores batendo boca em campo. Falta pulso.

Um time não engrena de cara, todos sabem, mas quando acontecem oito derrotas em 12 jogos, alguma coisa está errada. Tem possibilidade de mudar? Tem, mas é duvidoso como vai ser esse processo de mudança. A grife Luxemburgo, atrelada à sua notória competência, mesmo que em fase decadente da carreira, ainda segura o técnico. Sou contra demissões estabanadas ou apressadas, e imagino que pode mudar, mas tenho a certeza de que se fosse outro treinador, este não estaria mais no comando do Atlético.

Comentários

  1. Vc está certo em alguns pontos, Frederico. Mas discordo quando faz uma análise do time. O esquema tático é visível, pelo menos para quem presta atenção. Os laterais estão subindo de produção, e o Diego Macedo tem jogado bem. O meio-campo realmente está vulnerável, mas com o tempo e a entrada do Mendez, provavelmente vai melhorar e muito. E não se pode dizer que falta pulso por uma discussão no clássico. A expectativa criada com a vinda do Luxemburgo foi enorme e é natural que muitos torcedores estejam decepcionados. E não é certo que a maioria dos jogadores está desde o início do ano. Basta ver a relação do clássico para ver que Fábio Costa, Diego Macedo, Fernandinho, João Pedro e Diego Souza não jogaram o campeonato mineiro.

    ResponderExcluir
  2. Ou eu sou burro ou não entendo nada de futebol. Alguém dizer que Diego Macedo tem jogado bem é o fim do mundo. Time sem pegada, sem marcação, sem padrão, sem esquema de jogo, resumindo: Time sem nada. Treinador ganha muito, está no comando há 08 meses e não fez nada. Jogadores acima do peso como Diego Souza e Obina, Sr. Tardelli está muito mal. Segundo semestre negro. Breno

    ResponderExcluir
  3. Respeito sua opinião, mas acho que o esquema tático não é visível. Levando em conta apenas os jogos pós-Copa, o Atlético entrou em campo com três zagueiros, depois com dois, jogou uma vez com um volante de contenção, depois sem nenhum, jogou com um, dois e até três atacantes. Acho Diego Macedo limitado e não tenho essa expectativa toda em relação a Méndez. Pode ser que dê certo, mas pode acabar como outros equatorianos que vieram cercados de expectativa e não deram em nada, como Guerrón e Espinoza, no Cruzeiro, e o próprio Jairo Campos, no Galo, que começou bem e hoje anda abaixo da média.

    ResponderExcluir
  4. Você acabou de mostrar que o esquema tático é visível. O que se pode questionar é a indefinição de um esquema. O Luxemburgo tem utilizado várias formações táticas, de acordo com o adversário, com o momento do jogo ou com o que tem disponível em mãos. O esquema com três zagueiros foi bem no primeiro tempo do clássico, com o Cruzeiro não conseguindo chegar na área atleticana. Já no jogo contra o Avaí foi mal, daí a mudança feita na segunda etapa. O time ia muito bem, dominando o jogo até perder dois jogadores expulsos injustificadamente. Sempre criamos expectativas positivas ou negativas com os jogadores. Faz parte. Mas não podemos simplesmente criticar ou detonar o cara pelo nome ou falta de currículo, assim como uma carreira vitoriosa não garante que determinado jogador vai fazer a diferença. Peço apenas que você, como um cara bem informado e capaz, faça análises mais consistentes e mais detalhadas, sem cair na tentação e na facilidade de dizer que tudo está errado, como um torcedor que está puto com o desempenho do time.

    ResponderExcluir
  5. Acho que o esquema usado no primeiro tempo contra o Cruzeiro ainda deixou a equipe vulnerável, especialmente porque não tinha um volante de contenção, ao contrário do jogo contra o Avaí. Foram dois jogos fracos do Atlético. Na minha opinião, tem muitas coisas certas, como a contratação de jogadores que podem resolver, nas condições de trabalho e até mesmo na aposta em um treinador vitorioso (mas que está em fase decadente). Quando foi para elogiar, elogiei (isso serve para todos os clubes, não tem essa de torcida), mas o momento é ruim e poucas coisas boas podem ser pinçadas. Criticar por currículo seria uma bobagem e não faria isso, até porque temos vários exemplos que provam que jogadores que não dão certo em determinado lugar arrebentam em outro. Acompanhe os posts no blog e minhas opiniões no www.twitter.com/fredericojota. Terei o maior prazer em interagir e trocar ideias, mesmo com opiniões diferentes, se for o caso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário