Hora de valorizar a Sul-Americana


Antes mesmo de valer vaga na Libertadores, eu já achava que a Sul-Americana deveria ser valorizada. Se trata de um torneio internacional, que dá grana, prestígio e cancha aos times que a disputam, dá experiência àqueles que têm pouco hábito de jogar a maior competição do continente. O Inter é um caso clássico. Cresceu jogando duas Sul-Americanas e fomentou o caminho para entrar mais confiante e com mais qualidade na Libertadores que acabou vencendo dois anos depois. O torneio não vale nada? Pergunta para o Boca Juniors, que expõe as taças com destaque em uma Bombonera que exibe pilhas de Libertadores e Mundiais. Pergunta para a torcida do Boca, que invadiu as ruas de Buenos Aires para festejar, se é bom ou ruim ser campeão.

A competição de 2010 começa hoje, com o jogo entre Defensor (Uruguai) e Olimpia (Paraguai). Desta vez, pela primeira vez, não teremos nem Boca Juniors nem River Plate, que sempre eram convidados fixos da Associação de Futebol Argentino. Com base em critérios técnicos, estarão presentes Estudiantes, Argentinos Juniors (atual campeão nacional), Newell´s Old Boys, Independiente, Vélez Sarsfield e Banfield. Pedreira pura.

Tem, ainda, o renascido futebol uruguaio com Defensor, Peñarol (atual campeão) e o River Plate, que fez boa campanha no ano passado. Isso sem falar de LDU, Cerro Porteño, Colo-Colo... Terão as peladas, como a Libertadores também tem, mas tem muito time de peso e jogo bom pela frente.

Os primeiros brasileiros a entrarem em campo são Prudente e Atlético (será que o Luxemburgo vai arrumar um time até amanhã????). O vencedor pega o classificado do confronto entre o Caracas (Venezuela) e o classificado entre Deportivo Lara (Venezuela) e Santa Fé (Equador). Os outros jogos entre brasileiros são Santos x Avaí, Vitória x Palmeiras e Grêmio x Goiás. É valorizar ou valorizar.

Comentários