A confusa Conmebol e o G3 do Brasileirão

O Inter está na Libertadores de 2011. O Santos, campeão da Copa do Brasil, também. Os quatro primeiros do Brasileirão deste ano também estarão, certo? Errado.... Graças a uma mais uma confusão da Conmebol, que não define critérios claros a cada temporada para seus filiados e com a mudança de regulamentos das competições com outras em andamento, o que dá para apurar até agora é que, caso um brasileiro vença a Sul-Americana, automaticamente a quarta vaga do Brasileirão não vale para nada.

Nenhuma alegação colou ainda. Já ouvi falar que o máximo de clubes permitidos são seis por país (bobagem). Outra de que a vaga para a Libertadores via Sul-Americana consequentemente tira a última vaga do vencedor da segunda competição do continente na Libertadores do ano seguinte. A Conmebol falou isso? Não claramente. Dá a entender.

Uma série de equívocos. Não bastasse o regulamento confuso (o Atlético, por exemplo, jogou em agosto, se classificou e vai jogar de novo em outubro, com adversário indefinido), a mudança de regulamento foi anunciada com a Libertadores já em andamento, sem chance de os envolvidos se replanejarem.

Péssimo para os brasileiros, porque pode (eu disse pode, porque ninguém sabe direito, a Conmebol não se pronunciou oficialmente) tirar a vaga de um time que batalhou em um campeonato duríssimo e equilibrado, sem falar na turma que não joga a Copa do Brasil (que não entendo como não joga quem está na Libertadores) e péssimo para o continente (por que não fazer as competições simultâneas, como é na Europa, durante todo o ano?). Amadorismo à toda prova. Se preparem para o G3 do Brasileirão!

Comentários