Naturalizar ou não?

Lucas Barrios é argentino, tem mãe paraguaia, jamais jogou em qualquer time do país materno, foi bem no Colo-Colo do Chile... Nunca teve chance na seleção de seu país natal, mas vai jogar uma Copa do Mundo porque se naturalizou paraguaio há 15 dias. Achei o fim da picada. Em outras palavras, o Paraguai "contratou" um jogador, como qualquer clube faz antes de um campeonato.
Outra: mais da metade da seleção argelina nasceu na França. Dificilmente jogariam a Copa por seu país natal. Portugal tem Pepe, Deco, Liédson... Sem falar em Nani e Bosingwa (que não vai à Copa). A Alemanha tem Cacau e poderia ter Kevin Kurany. E por aí vai. Não é a primeira vez. A França, só para citarmos alguns um exemplos, já contou com Fontaine (marroquino) e Desailly (ganês). Eusébio, moçambicano, se consagrou "português". Camoranesi é um argentino campeão do mundo pela Itália....
Eu discordo disso. Acho que perde o sentido de nação que a Copa do Mundo sempre preservou. Em alguns momentos, cheira a um oportunismo desnecessário. Em alguns casos, o jogador tem relação com o país, mas em outros, nem isso. E não venham me falar em globalização e coisas do tipo. Uma coisa é uma coisa. Outra, definitivamente, é outra.

Comentários

  1. Fred,
    concordo plenamente com você, em relação às naturalizações "oportunistas", como parece ser o caso desse cara do Paraguai, ou mesmo do Amauri (que não vai à Copa, afinal).
    Mas, como você disse, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa....
    Situações como a de Fontaine e Eusébio me parecem ser muito distintas...eles eram nascidos em colônias, que certamente não tinham suas próprias seleções, à época.
    Acredito que, mesmo no caso da Argélia atual, é preciso ter cuidado...não sei ao certo como se resolve essa questão de nacionalidade na França e também no país africano, mas não podemos esquecer que a Argélia foi colônia francesa até o início da década de 1960...ou seja, esses caras são, provavelmente, filhos de argelinos/franceses....
    É bom lembrar que o critério de atribuição de nacionalidade não é igual em todos os países...pode haver casos em que um sujeito seja nascido em um determinado país mas não tenha a nacionalidade respectiva, por adoção do critério do jus sanguinus.
    Bem, feitas tais considerações, reitero: concordo plenamente que esse negócio de naturalizar para jogar a Copa é desmoralizante.

    ResponderExcluir
  2. Cabeção, muito bem postada essa informação, essa quantidade de naturalizações será um ponto fraco destacável na 1º Copa do Mundo na África. É ridículo você ligar a TV e assistir Argélia X Portugal e ver que mais da metade dos jogadores que ali estão são nascidos na França/Brasil/Países africanos ETC. Qual será o sentimento desse jogador em uma copa do mundo, evento em que o ele está representando o "seu"´país, ao fazer um gol e ver a torcida comemorando e louvando aquele momento...no mínimo estranho, e ainda pode acontecer um gol contra o seu próprio páis ainda na primeira fase, não é mesmo Liedson, Deco ,Pepe. Na minha opinião, simplesmente ridículo a comercialização de jogadores no intuito de auxiliar as pátrias que não possuem jogadores de boa qualidade para ser convocado para a copa. Só para completar, também sou contra os técnicos de uma nação comandarem outra seleção, mas esse é um assunto para o próximo post.

    ResponderExcluir
  3. É estranho mesmo...Que o diga a França, que a maioria do time principal é formado por negros descendentes diretos de africanos (ou até mesmo eles próprios nascidos na África).

    Apesar disso, o caso França/Argélia é diferente, porque a antiga relação colonial "permitia" isso. Ainda vai demorar muito pra mudar.

    Outro exemplo aí é o Zidane, né? Argelino, e pra mim o maior jogador da história da França (pau a pau com o Platini...)

    ResponderExcluir
  4. Yuri, Zidane é filho de argelinos. Ele nasceu em Marselha. E, pelo fato de ter levado à França a um título e um vice-campeonato mundial, é melhor do que Platini.

    ResponderExcluir
  5. Concordo contigo, mas acho que se houver uma relação entre a nação e o jogador esta tudo bem.Por exemplo, eu sou Português mas fui para o Brasil com 4 anos.Tenho dupla cidadania mas torço sempre para o Brasil.Fui criado no Rio De Janeiro aonde vivi dos 4 aos 28 anos, minha educação foi toda no Brasil,meus amigos estão quase todos lá, e o hino que sei a letra e me emociono cada vez que toca é o Brasileiro.No meu caso se fosse jogador gostaria de jogar pelo Brasil que considero minha pátria.Concorda?

    ResponderExcluir

Postar um comentário